É já neste sábado que as Noites de Jazz regressam à sala dos Lagares d’El Rei, no Complexo Cultural da Levada, em Tomar. Este ano, a iniciativa do Município incluirá um programa de concertos até Maio, mas também um segundo ciclo após ao Verão. O momento inaugural terá o seu início pelas 21h30 do próximo sábado com o grupo Home, vencedor do Prémio Jovens Músicos 2016. Pelo intimista espaço rodeado pelas águas do rio Nabão irão passar igualmente André Fernandes Quarteto a 18 de Fevereiro, Carlos Barretto LOKOMOTIV a 25 de Março e Unity Band a 27 de Maio. A programação do segundo semestre será divulgada oportunamente. Os bilhetes para cada concerto têm o preço unitário de 5 euros.
Os Home são constituídos por João Barradas (acordeão), Mané Fernandes (guitarra), Eduardo Cardinho (vibrafone), Gonçalo Neto (guitarra), Ricardo Marques (contrabaixo) e Guilherme Melo (bateria). João Barradas grava para a editora nova-iorquina Inner Circle Music e tem colaborado com diversos músicos de renome, nomeadamente com Greg Osby, Gil Goldstein, Fabrizio Cassol, Rufus Reid, Mark Colenburg, Jacob Sacks, Philip Harper, Bobby Sanabria, Tommy Campbell, Sérgio Carolino e Pedro Carneiro.
Mané Fernandes teve aulas com Nuno Ferreira, Carlos Azevedo, Abe Rabade. Acabou o seu recital com nota 20. Em 2014 lançou “BounceLab” pelo carimbo Porta-Jazz e em 2016 lançou “Root/Fruit” autonomamente. Eduardo Cardinho é licenciado com 19 valores pela ESMAE. Ganhou vários concursos onde se destacam: Concurso Internacional em Fermo e Melhor Instrumentista Festa do Jazz 2014. Em 2016 lançou o seu primeiro álbum de originais.
Gonçalo Neto é licenciado pela ESML e em 2013 foi distinguido com o 2º lugar ex-aequo no Prémio Jovens Músicos. Em 2014 gravou um disco do colectivo Brainstorming. Ricardo Marques venceu o prémio de melhor instrumentista na Festa do Jazz. É licenciado pela ESML. Guilherme Melo é licenciado pela ESML e tem colaborado com nomes como Jeffery Davis, Óscar Graça. Gonçalo Marques e Nelson Cascais.