Início LOCAL TOMAR – António Costa esteve no Convento de Cristo, na passada sexta-feira

TOMAR – António Costa esteve no Convento de Cristo, na passada sexta-feira

A presidente e o vice-presidente de Câmara, Anabela Freitas e Hugo Cristóvão, e o presidente da Assembleia Municipal, Hugo Costa, acompanharam na passada sexta-feira a visita do primeiro-ministro, do ministro da Cultura e do secretário de estado adjunto às obras do Convento de Cristo e às que agora se preconizam para o Convento e para o Castelo Templário.
Nesta “oportunidade única” de valorização cultural e do território com o PRR destacada por António Costa, foram visitados os espaços de conservação, restauro e recuperação de fachadas e coberturas da igreja, com passagem pela janela manuelina (ou do capítulo).
António Costa lembrou que este investimento, que antecede o do PRR, contou com um milhão de euros do PT2020 – Programa Operacional Centro 2020 (85% de fundos comunitários e 15% de comparticipação nacional).
A obra em curso inscreve-se num plano diretor para o monumento, que, na próxima intervenção de 4,4 milhões de euros, no âmbito do PRR, incluirá o castelo e a criação de uma nova zona de acessos. A verba vai, nomeadamente, permitir a reabilitação do Castelo (paço henriquino, alcáçova e jardim no valor de 2,8 milhões de euros) e dos claustros D. João III (1,25 milhões de euros).
No castelo, atualmente em ruína, a intervenção vai permitir criar uma nova entrada e uma distribuição dos visitantes por dois circuitos, um resultante da herança templária (antiga fortaleza e paço) e outro da Ordem de Cristo (complexo monástico). Esta obra deverá estar concluída até ao final de 2026.
Nas conversas ao longo da visita, oportunidade para o município destacar as intervenções que, também na valorização e preservação do património, tem efetuado por sua iniciativa, destacando-se as da Igreja de São João Batista, Sinagoga e Aqueduto dos Pegões, pedindo que também o Estado dê mais atenção ao Aqueduto, uma vez que este precisa ainda de uma intervenção de fundo.