Como se esperava, os ânimos exaltaram-se na reunião da Câmara de Tomar que decorreu nesta segunda-feira. A polémica em torno do último Congresso da Sopa, em particular as declarações proferidas pelo vereador Pedro Marques, motivou, na última semana, a elaboração de um comunicado assinado pela presidente Anabela Freitas, texto onde a autarca criticou a postura do eleito dos Independentes. Recorde-se que Pedro Marques levantou dúvidas sobre as contas do evento, referindo que não foi emitido recibo na altura em que comprou um kit e que, também nesta ocasião, alguém lhe deu o troco do próprio bolso. Este conjunto de palavras teve continuidade nesta segunda-feira. Anabela Freitas começou por dizer que Pedro Marques lança falsos testemunhos e disse mesmo que caso aconteça outra situação do género irá seguir para outras vias:
Pedro Marques respondeu desde logo e acusou Anabela Freitas de «extrapolar» a situação, considerando o comunicado emitido como a «atitude mais baixa» que alguém tomou enquanto presidente de Câmara. Pedro Marques reforçou a sua posição, sublinhando que não deve pedidos de desculpas a ninguém até porque, garante, «sempre» tratou os trabalhadores «com respeito»:
Anabela Freitas quis voltar a intervir sobre o assunto para garantir que, depois da intervenção de Pedro Marques, não iria retirar uma palavra sequer do que já escreveu ou disse sobre toda esta polémica:
Hugo Cristóvão também quis intervir e referiu que as palavras de Pedro Marques «mancharam o evento e os funcionários», admitindo, ainda, assim, que a funcionária não deveria ter feito o que fez:
Pedro Marques admitiu, depois, que a situação envolveu a sua filha ainda que, depois, tivesse sido o próprio vereador a deslocar-se ao pavilhão para adquirir o kit: