TOMAR – Anabela Freitas e Hugo Cristóvão lamentam «onda de boatos» «contra...

TOMAR – Anabela Freitas e Hugo Cristóvão lamentam «onda de boatos» «contra o Município… e não só»

A Câmara Municipal de Tomar, nomeadamente a presidente Anabela Freitas e o vereador Hugo Cristóvão, criticaram aquilo que catalogaram como «uma série de boatos» que têm sido veiculados através das redes sociais. A autarca, por exemplo, sem especificar a quem se referia, aproveitou para abordar quais os casos em que foi visada, ou seja, uma suposta doença que a iria impedir de marcar presença na última saída de Coroas; a suposta “nega” que a Câmara deu à transmissão televisiva no dia mais aguardado da Festa dos Tabuleiros; e à polémica na internet onde a Câmara e o CIRE foram colocados em lados opostos da barricada a propósito do Tomar Fan Event sendo que, neste particular, a própria responsável do Centro de Integração e Reabilitação de Tomar negou qualquer mal-estar. Nesta segunda-feira, registo, ainda, para as palavras de Hugo Cristóvão. O vereador do Partido Socialista não teve meias-palavras e apontou nomes, em particular a Tomar TV. O eleito, para além de levantar dúvidas quanto à legalidade deste grupo, lamentou «o constante ataque que tem sido feito ao Município… e não só»: «Todos nós, assim como todas as instituições, estão obrigadas e sujeitas à crítica, seja pelas acções que tomamos, seja no exercício de cargos públicos, quer pela nossa postura e actuações, mesmo até fora deste âmbito. Mas quem faz essas críticas também deve estar sujeito ao retorno dessas críticas. Não sei bem como intitular este grupo, nem sei bem qual a sua natureza jurídica, mas este grupo Tomar TV que é visto como órgão de comunicação social – que penso que não o seja – tem-se portado muito mal. E digo isto por respeito à minha história pessoal, de passagem por muitas associações e grupos de jovens… A postura com que estamos nas coisas tem que ser séria e responsável. E este grupo, que poderia até ser algo interessante com jovens motivados, independentemente das razões, tem tido uma postura constante contra nós, Município, mas não só, e a criar alarmismos e notícias, que não serão bem notícias, junto da população. Acho lamentável que um grupo de jovens, tenha outras pessoas por trás ou não, use estes métodos para dar nas vistas… No fundo, só pode ser isso».

Reacção da Tomar TV – Refira-se que a Hertz contactou Flávio Nunes no sentido de obter uma reacção a estas declarações de Hugo Cristóvão. O director-geral da Tomar TV disse não ter conhecimento do teor da intervenção do vereador do Partido Socialista mas sempre deixou claro que lamenta essas palavras.

Esclarecimento da ERC – Para devido esclarecimento, face às dúvidas levantadas pelo vereador Hugo Cristóvão na recente reunião de Câmara, a Hertz contactou a Entidade Reguladora da Comunicação Social que nos garantiu não existir qualquer registo com a designação «Tomar TV». Outro dado salta à vista e diz respeito à Festa dos Tabuleiros, da qual o grupo Tomar TV se assume como a «televisão oficial». A ERC esclareceu que este estatuto não pode ser considerado e nem é legal.