Início AGENDA TOMAR – «Alviobeira acontece»… com Jorge Roberto, o artista auto didacta do...

TOMAR – «Alviobeira acontece»… com Jorge Roberto, o artista auto didacta do Mourolinho

Nasceu no Mourolinho/Igreja Nova: Jorge Roberto vai para 50 e alguns anos e nunca andou a aprender uma letra de música. Um dia encontrou no lixo uma viola e sózinho começou a dedilhar ao mesmo tempo que num caderno ia escrevendo as suas poesias. Muito dedicadas à terra, os versos e suas figuras como o José Martinho Alves ou a Drogaria Confiança de Ferreira ou o Ti João Roberto, vendedor de castanhas e gelados, que durante décadas tinha o largo de Ferreira a sua venda no triciclo. Jorge Roberto trabalhador agrícola e florestal, começou a dar nas vistas pela sua forma singela e melódica de cantar e tocar.

Na última noite de fados de Ferreira do Zêzere que teve lugar no dia 28 de Janeiro no palco foi um dos convidados para actuar e pode-se ouvir

“tarde de verão numa praceta do jardim/

e numa sombra fugindo a essa torreira/

vende gelados tio João, é sempre assim/

o empresário mais antigo de Ferreira”

Ti João empresário, dedicada ao Ti João Roberto o vendedor de gelados e castanhas falecido há três anos, é um dos sucessos.

O Rancho de Alviobeira na sua escola primária que apelidou de “escola de artistas” promove dia 12 de Fevereiro (domingo) com entrada livre pelas 15H00 a figura do castiço Jorge Roberto. Uma boa razão par se ir até Alviobeira. Jorge Roberto além da música é o autor do presépio que todos os anos faz de sua autoria e trabalho, junto capela de Nª Srª das Candeias no Mourolinho. Uma boa razão para ir até Alviobeira e à Escola de Artistas.
António Freitas