Em comemoração ao 25 de abril, os alunos de música do Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais juntaram-se e tocaram “Traz outro amigo também” de Zeca Afonso. Foi a partir de casa que estes alunos se uniram e deram o seu contributo, com a ajuda dos professores, para celebrar esta data que não pode ser esquecida.
A diretora pedagógica, Sónia Oliveira, que acompanhou a partilha do vídeo na rede social, “passaram-se 46 anos desde que o povo português se uniu para ultrapassar uma crise de qualidade de vida em que não havia liberdade. Curioso como a história se repete, mas agora com um inimigo invisível e desta vez não só em Portugal.
Comemora-se hoje, o dia da Liberdade, dia em que a união das pessoas levou à concretização de um objetivo comum. Está provado, pela história mundial, que a união faz a força e, por isso, o Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais uniu-se, mais uma vez, para mostrar que a Amizade é o que nos permite alcançar grandes feitos. A nossa união não pode parar depois de vencermos este inimigo silencioso. Depois da batalha vencida teremos de “arregaçar as mangas” e lutar para recuperarmos tudo o que será perdido nesta crise. Os nossos alunos dizem “Traz Outro Amigo Também”, música do nosso conterrâneo Zeca Afonso. Apesar da luta, desta vez, ser através do isolamento social e com muitas medidas de proteção (porque para “inimigos” diferentes temos de usar estratégias diferentes) Tragam outro amigo também para, assim como há 46 anos atrás, vencermos mais uma crise”.