TOMAR – Alerta é de Bruno Graça (CDU): ‘TemaHome’ vai entrar em ‘layoff’ a partir de segunda-feira… e «já terá havido lugar a rescisões»

A empresa TemaHome, situada na zona industrial de Tomar, vai entrar em ‘layoff’ a partir desta segunda-feira, 4 de Agosto. A denúncia foi feita em plena Assembleia Municipal nabantina, neste particular por Bruno Graça, eleito pela Coligação Democrática Unitária, que disse estar na posse de provas que justificam este alerta. Ou seja, agora, durante os próximos seis meses, os trabalhadores irão ter uma redução de dois dias à semana habitual de trabalho, sendo que a Lei não permite que, ainda assim, recebam abaixo do salário mínimo nacional. Este cenário não deixa de ser surpreendente tendo em consideração que a TemaHome foi adquirida, no início deste ano, pela International Vision Power, que investiu cerca de 10 milhões de euros. E, na altura, graças a essa intervenção da empresa de Gondomar ficou garantida a continuidade de cerca de 140 postos de trabalho, colocando-se ponto final em meses de incertezas e receios perante um possível cenário de encerramento da TemaHome. Este investimento contou com o apoio da própria Câmara e ainda da Assembleia Municipal de Tomar, tendo sido conferido o ‘Interesse público’ ao projeto, com um conjunto de auxílios a esse ‘recomeço’. A verdade é que alguns meses volvidos e a incerteza volta a apoderar-se da TemaHome. Importa, então, dar sequência às palavras de Bruno Graça, eleito da CDU, que pediu explicações ao presidente da Câmara e garantiu que já terá havido lugar a rescisões:
Recorde-se que o layoff é um mecanismo que permite a redução temporária do horário laboral, neste caso com o propósito de que a empresa possa ter alguma recuperação e viabilidade financeira.