A indicação é da Autoridade Nacional de Protecção Civil: atenção ao calor e ao perigo elevado de incêndio florestal, isto no que diz respeito ao concelho de Tomar, ainda que estes alertas sirvam, como e óbvio, para a área territorial do distrito de Santarém.
O IPMA colocou também mais de 50 concelhos de Faro, Beja, Lisboa Santarém, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Vila Real, Viseu e Bragança em Risco elevado. Em comunicado enviado para a Hertz, a ANPC refere que a partir desta sexta-feira haverá registo para temperaturas máximas que podem variar entre os 35 e os 38 graus. Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável tempo quente e seco e vento moderado com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais.
Em comunicado, o Instituto adianta que o estado do tempo nos próximos dias será condicionado por uma massa de ar quente associada a uma corrente de sul, resultando num aumento gradual de temperatura entre hoje e sábado. “Nesta circulação ocorrerá também o transporte de poeiras do norte de África, em níveis médios e altos da troposfera, que deverá afetar o território nos dias
20 e 21 [sexta-feira e sábado], com possibilidade de redução de visibilidade”, adverte o IPMA.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido em todos os espaços rurais a realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confecção de alimentos; a utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos; queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, entre outras. A prevenção é a palavra-chave para evitar males maiores.