Início LOCAL TOMAR – Ainda a falta de ambulâncias: João Tenreiro disse que veículo...

TOMAR – Ainda a falta de ambulâncias: João Tenreiro disse que veículo adquirido em 2014 “custou” mais dez mil euros em arranjos

As limitações no número de ambulâncias disponíveis na corporação dos bombeiros de Tomar deram que falar na reunião desta segunda-feira da Câmara Municipal. Foi público, e noticiado pela Hertz, que o número de veículos, durante a última semana, esteve aquém das necessidades fruto da avaria, em dois dias seguidos, de outras tantas ambulâncias. Depois de Anabela Freitas, presidente da autarquia nabantina, ter abordado o assunto no arranque do referido encontro, João Tenreiro, vereador do Partido Social-Democrata, quis aflorar essas limitações, alertando que esse cenário «não pode voltar a acontecer». O eleito do PSD ainda acrescentou à sua intervenção os gastos do recente veículo adquirido pela Câmara, em particular fruto das avarias registadas: «É algo que não poderá voltar a acontecer. Ou bem que há uma má gestão da frota que nós temos… a senhora presidente pode dizer que tem uma frota velha, envelhecida mas terá que haver uma boa gestão já que um concelho como Tomar não poderá ficar desprovido de ambulâncias como ficou. Isso não pode voltar a acontecer. Lembro-me quando a senhora presidente, poucos meses depois de tomar posse, fez questão de nas comemorações do 1º de Março inaugurar e benzer uma ambulância que tinha sido adquirida. A compra desse veículo até foi alvo de um requerimento do Partido Social-Democrata… Foi em segunda-mão, é verdade, mas segundo informação que tivemos essa ambulância têm estado constantemente avariada e com arranjos superiores a dez mil euros».

Anabela Freitas quis responder à intervenção de João Tenreiro e recordou que o PSD não comprou qualquer ambulância «durante 16 anos que esteve à frente do Município», admitindo, também, que, de facto, houve limitações no número de veículos durante a última semana: «Os senhores (ndr: PSD) durante 16 anos não compraram uma única ambulância. Aquilo que nós dissemos, e que temos estado a fazer, é que queríamos comprar uma ambulância por ano. Comprámos uma em 2014 e estamos a comprar outra em 2015. É muito estranho que o senhor diga que está a haver uma má gestão da frota das ambulâncias quando até uma deputada do PSD, em plena Assembleia Municipal, já disse que houve médicos que recusaram entrar em ambulâncias do concelho de Tomar por falta de condições. Apesar de ter havido registo para dificuldades nas ambulâncias na semana passada, nunca o nosso concelho deixou de ter cobertura. Também gosto de ver corporação de outro concelho fazer prestação de socorro aqui em Tomar… ».