A candidatura “Acreditar em Tomar”, do Partido Social-Democrata, iniciou o ‘Roteiro da Excelência’, através do qual se pretende visitar empresas do concelho nabantino com o estatuto PME Excelência e PME Líder atribuídos pelo IAPMEI. A iniciativa começou na sexta-feira, dia 12, com a visita à empresa Tonera Metalomecânica, situada na Zona Industrial de Tomar. Com 38 trabalhadores, a Tonera é uma PME Líder «que está a conseguir superar a crise apesar das dificuldades que esta e outras empresas da Zona Industrial de Tomar enfrentam», refere uma nota de imprensa da candidatura social-democrata que, neste mesmo texto, refere que «o abandono a que este espaço está votado foi uma das queixas apresentadas. As empresas não sentem qualquer apoio por parte da Câmara Municipal de Tomar, sentem-se abandonadas, esquecidas. Por exemplo, cada uma coloca a sua sinalética como e onde entende», alerta o PSD.
O texto prossegue em tom acusatório, referindo que «em quatro anos, a única coisa que mudou foi o nome de Zona Industrial para Parque Empresarial, com a colocação de um painel identificador. De resto, as empresas queixam-se de falta de um serviço de transportes públicos, da insegurança (os assaltos são constantes) e falta de estruturas de apoio como uma estação de serviço ou um restaurante». Sobre a Tonera, os sociais-democratas sublinham que a empresa «enfrenta dificuldades no recrutamento de mão-de-obra especializada e começa-se a fazer sentir a concorrência das empresas espanholas».
Nesta visita, a comitiva do PSD era composta pelo candidato à presidência da Câmara de Tomar, Luís Boavida, e candidatos a Juntas de Freguesia.