Depois do anúncio oficial de que há um conjunto de portagens que terão os preços reduzidos, ficou a saber-se que a A13 não faz parte do lote com direito a descontos para os utilizadores. Apesar de não ser uma via considerada como «ex-scut», a verdade é que a estrada – que passa pelos concelhos de Tomar, Vila Nova da Barquinha, Ferreira do Zêzere ou Sertã – está dentro das mais caras de Portugal e não tem alternativas verdadeiramente à altura das necessidades dos cidadãos que residem nas áreas abrangidas. Recorde-se que a Câmara e a Assembleia de Tomar aprovaram documentos onde expressam a necessidade de ter a A13 dentro do grupo das abrangidas… mas sem sucesso, pelo menos até agora. Anabela Freitas, presidente da autarquia nabantina, questionada pela Hertz sobre este assunto, garantiu que em Setembro a Câmara «irá voltar à carga»: «Aquilo que foram as posições tomadas, quer em reunião de Câmara e na Assembleia Municipal, continuam em cima da mesa, ou seja, para nós este dossier não está fechado. O Governo disse, desde o início, que iria haver uma redução nas ex-scuts. A A13 não é uma ex-scut. Mas entendemos que a A13, que é das mais caras do país, é uma via estruturante para um conjunto de concelhos. Entendemos que iremos ficar prejudicados senão houver redução também aqui. Mas, como disse, o dossier não está fechado. Não há prazo limite para haver novidades neste processo… Não houve aqui uma pressão maior para além daquela que foi remeter aos membros do Governo as deliberações da Câmara e da Assembleia mas em Setembro voltaremos à carga, aí sim com um pedido formal para que a A13 seja analisada».