Início AGENDA TOMAR – A palavra é uma arma, como a música e a...

TOMAR – A palavra é uma arma, como a música e a pintura, e o povo vai sair à rua

O 42º aniversário do 25 de Abril vai ser comemorado em Tomar com um conjunto de iniciativas, da responsabilidade do Município e das entidades participantes, que se estende de sexta-feira, dia 22, até segunda. Nesse dia, o ponto alto das comemorações será a sessão solene da Assembleia Municipal convocada especialmente para celebrar a data com intervenções de todos os partidos e grupos políticos representados naquele órgão. Será no salão nobre dos Paços do Concelho, às 10 horas da manhã.

Mas o programa começa muito mais cedo, às 21h30 de sexta-feira, no Cine-Teatro Paraíso, com mais uma edição de um espectáculo que já ganhou foros de tradição, o “Canta-me como foi…”, desta vez dedicado especialmente ao teatro, com interpretações pela Tuna Sabes Cantar e pela Universidade Sénior de Tomar. As entradas são livres. No sábado, pelas 16 horas, na Levada, inaugura a exposição de pintura de António Serraventoso intitulada “Jazz – A Música da Liberdade”, que faz a ponte entre aquele estilo musical e a celebração dos 42 anos de vida democrática.

No domingo, o povo vai sair à rua e celebrar com um Doce Passeio Doce. É mais uma edição desta iniciativa integrada na mostra de doçaria De Tomar e dos Conventos. Na Praça da República, entre as 15 e as 18 horas, nada menos de onze participantes vão dar a provar o que de mais delicioso existe no concelho, numa iniciativa por onde irão passar igualmente, ao longo da tarde, os ranchos participantes na Mostra Internacional de Folclore dos Templários. Esta Mostra de Folclore, que se realiza pela primeira vez, terá lugar a partir das 21 horas, no Cine-Teatro Paraíso, com a participação dos agrupamentos Rancho Folclórico “Os Canteiros” da Pedreira, Folklor Kurumu “Group Nostalgia” (Turquia), Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Riachos, Folk Song and Dance Ensemble “Szczecinianie” (Polónia) e Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Peralva.