TOMAR – 6º Aniversário do Lar de São Pedro

TOMAR – 6º Aniversário do Lar de São Pedro

Comemorou-se, no dia 23 de junho de 2019, o sexto aniversário da estrutura residencial para idosos (LAR), da Freguesia de S. Pedro de Tomar.
Foi referido pelo presidente da direcção, António Vicente, que a presença de utentes, familiares e amigos é reveladora de um elevado sentido de solidariedade e constitui uma motivação para a direcção. Realçou o papel preponderante das funcionárias e funcionário. Informou que a Associação se encontra numa situação estável, a cumprir com todas as obrigações tendo,, recentemente, adquirido uma máquina de lavar roupa no valor de €12.000,00.
A Direção consciente das necessidades e atendendo à capacidade esgotada na valência Lar, tem em plano um projeto de alargamento e espera que a Câmara Municipal de Tomar apoie este projeto.
O presidente da UDIPPSS, Eduardo Mourinha, abordou a realidade destas Instituições, referindo que as mesmas passam por imensas dificuldades e que, as suas direcções sendo voluntárias, desempenham funções de elevada responsabilidade. Que a presença de todas as pessoas no almoço é muito importante porque é também um sinal de reconhecimento.
O Padre Herlander referiu-se à questão que deve nortear a acção destas Instituições, a unidade na comunidade, e a forma como em São Pedro de Tomar esta é a prática.
A Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro, Lurdes Ferromau Fernandes, aproveitou o momento para enaltecer a acção desta Associação cujo trabalho é da enorme relevância para as pessoas mais idosas, para permitir o emprego a cerca de 27 pessoas e pela dinâmica na Freguesia. Tudo, porque existiram pessoas que muito contribuíram para a sua implementação.
Salientou o carinho e disponibilidade quer dos trabalhadores quer da direcção, a favor dos utentes. Destacou a importância das famílias no apoio à Instituição.
A Vereadora da Câmara Municipal de Tomar, Filipa Fernandes, deu os parabéns aos elementos da Associação e a todos quantos contribuíram para a existência da mesma. Deixou uma palavra de carinho e reconhecimento às trabalhadoras que todos os dias desempenham as suas tarefas com dedicação, não sendo esse trabalho fácil. E por fim, referiu-se também aos familiares e amigos da Associação, pela forma como apoiam e se unem nestes e noutros momentos.