Decorreu neste domingo, dia 9 Outubro, a 3ª edição do mercado à moda antiga, uma recriação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira, com o apoio da Junta de Freguesia a União de Freguesias de Casais/ Alviobeira. Vários artesãos, barraquinhas de comes e bebes, venda de produtos e muitos animais, em exposição, numa recriação o mais fiel possível dos mercados de 1930/40, animaram a aldeia de Alviobeira.
Presente a presidente da Câmara – Anabela Freitas e o vereador Hugo Cristovão que passearam de charrete e burros, já que o mercado também tinha a participação de proprietários de cavalos e charretes e vários burros que fizeram a delícia da pequenada com os curtos passeios de “burricada”.
Produtos da terra estiveram à venda, como doçaria tradicional e regional, pão cozido em forno a lenha, doces, passas e frutos secos, compostas e licores, chás tradicionais, e diversos animais. Houve lugar ainda para animação de rua, aliada a jogos tradicionais portugueses.
O público afluiu, mas não em número de pessoas que se gostaria, já que, eram mais os vizinhos dos lugares limítrofes e do vizinho concelho de Ferreira Zêzere e comunidade estrangeira (inglesa, holandesa e francesa) que mora na nossa região e que adora estes eventos. Anabela Freitas foi alertada pela organização para necessidade que há em centralizar em Tomar, no gabinete de cultura da Câmara o agendamento dos eventos, já que não faz sentido num fim-de-semana haver tantos eventos, noutros nada e a Asseiceira ou ter feito o seu evento que juntou milhares de pessoas nos dois dias “rouba” clientes e assim se podia ter um calendarização mais lógica para que todos possam tirar proveito dos eventos que fazem e organizam e o concelho ter uma oferta cultural mais vasta, oferta esta que é de borla para o município e útil para os meios rurais.
Texto de António Freitas
Fotos: António Freitas