Início AGENDA Sugestões para assinalar o 25 de Abril

Sugestões para assinalar o 25 de Abril

Aproxima-se o 25 de Abril, dia assinalado por todo o distrito de Santarém – com destaque para o concelho de Tomar – com uma série de iniciativas. A Hertz reuniu alguns dos eventos que estão programados:

TOMAR:

Tal como em 2014, o 25 de Abril vai este ano voltar a ser comemorado condignamente em Tomar, depois de anos em que foi praticamente ignorado a nível institucional pelo Município. Assim, o ponto alto das comemorações vai acontecer no sábado, às 10 horas da manhã, com a sessão solene da Assembleia Municipal a decorrer no salão nobre e que incluirá intervenções de todas as forças políticas com representação municipal. A sessão incluirá a entrega de prémios do concurso “Poesia em Abril”, iniciativa do Município que pretendeu promover entre os mais novos a reflexão sobre os ideais que conduziram à implementação da democracia em Portugal, nesta época em que vão surgindo sinais de que a sua saúde não é melhor. O concurso abrangeu crianças e jovens tomarenses, do 1º ciclo ao ensino superior. Mas as comemorações começam logo na noite de sexta-feira. Às 21h30, e como já vem sendo hábito nos anos mais recentes, a Tuna Sabes Cantar, da Escola Secundária Santa Maria do Olival, apresenta no Cine-Teatro Paraíso o espectáculo “Canta-me como foi”, este ano com o subtítulo “Sopram ventos adversos”. A entrada é livre. No sábado, depois da parte mais institucional das comemorações, o 25 de Abril prossegue na rua, como é seu timbre, durante a tarde, nos agradáveis espaços ribeirinhos da Várzea Pequena e do Mouchão. O primeiro momento está marcado para as 14h45, no jardim da Várzea Pequena, com a actuação da Banda da Sociedade Filarmónica Payalvense Manoel de Mattos. Será essa também a hora de abertura do Doce Passeio Doce, mostra e venda de doces tradicionais que ajudará a alimentar o espírito e a boa disposição até às 18h30, precisamente naquele jardim. Às 15h00, no vizinho Mouchão, começam as actividades desportivas, que se prolongam pela tarde. Regressando à Várzea, haverá sucessivamente as seguintes actuações: às 15h25, Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Minjoelho; às 16h05, Sociedade Banda Republicana Marcial Nabantina; às 16h05, Sociedade Filarmónica Gualdim Pais; às 17h25, Rancho Folclórico S. Miguel de Carregueiros; e finalmente, às 18h05, Banda da Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira.

Sábados à Grande no rio a celebrar o 25 de Abril

Integrando as iniciativas do Município de Tomar dedicadas às crianças com o espírito das comemorações do 41º aniversário da Revolução dos Cravos, vai decorrer no próximo dia 25 de Abril mais uma actividade integrada nos Sábados à Grande, desta vez no âmbito da modalidade de nautimodelismo. Assim, entre as 9h30 e as 12h30, no açude entre o Mouchão e o Estádio decorrerá esta iniciativa destinada a crianças e jovens entre os 6 e os 15 anos de idade. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e deverão ser efectuadas até ao dia 24 de Abril através do e-mail desporto@cm-tomar.pt com as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, e-mail e telemóvel.

25 de Abril sempre e para todos

Quase tanto como os cravos vermelhos, a música esteve sempre especialmente associada à resistência antifascista e ao período revolucionário. Daí que as comemorações do 25 de Abril contem inevitavelmente com uma forte componente musical. É o caso, mais uma vez, em Tomar, onde as portas do Cine-Teatro Paraíso se vão abrir, livremente, a todos os que as queiram relembrar ou ficar a conhecer no espectáculo “Canta-me como foi”, protagonizado pela Tuna Sabes Cantar, da Escola Secundária Santa Maria do Olival, com o subtítulo “Sopram ventos adversos”. Às 21h30 de sexta-feira, dia 24, com entrada gratuita. Lançada a senha musical durante a noite, as comemorações do 41º aniversário da Revolução prosseguem durante o dia 25 de Abril, tendo o seu ponto central na sessão solene da Assembleia Municipal a decorrer no salão nobre a partir das 10 horas da manhã. A cerimónia incluirá também um momento musical e a entrega de prémios do concurso “Poesia em Abril”, iniciativa do Município que pretendeu promover entre os jovens do concelho a reflexão sobre os ideais que conduziram à implementação da democracia em Portugal. Foi também na rua que se fez a festa em 1974 e é aí que ela igualmente se comemora, logo desde a manhã com o rio Nabão a ser animado com nautimodelismo (na zona do açude entre o Mouchão e o Estádio). Será também na zona ribeirinha que a festa prossegue durante a tarde, a partir das 14h45, com a abertura do Doce Passeio Doce, mostra e venda de doces tradicionais que ajudará a alimentar o espírito e a boa disposição até às 18h30, no jardim da Várzea Pequena. Aí decorrerão também, ao longo da tarde, um conjunto de actuações: Banda da Sociedade Filarmónica Payalvense Manoel de Mattos, Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Minjoelho, Sociedade Banda Republicana Marcial Nabantina, Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, Rancho Folclórico S. Miguel de Carregueiros e Banda da Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira. Paralelamente, a partir das 15h00, decorrem no vizinho Mouchão diversas actividades desportivas, que se prolongam pela tarde.

Concelhia do PS promove almoço de 25 de Abril

A Concelhia de Tomar do Partido Socialista irá promover o seu habitual almoço de 25 de Abril. Este ano, o local escolhido é o Restaurante Infante, localizado no Centro Histórico, e o preço de inscrição é de 10 Euros. Haverá lugar para a homenagem a antigos Presidentes de Junta do PS. A inscrição pode ser feita pelos contactos 917050718 e 966081607.

CDU comemora 25 de Abril na Vila Nova (Paialvo)

A Sociedade Instrutiva Recreativa Vilanovense, em Paialvo, irá ser palco para a realização de um almoço-convívio e comemorativo do 25 de Abril, numa organização do Partido Comunista Português de Tomar. As inscrições podem ser efectuadas pelo contacto 935051658.

Associação da Roda Grande assinala criação dos Estatutos

A Associação de Melhoramentos, Cultura e Recreio da Roda Grande, freguesia de Asseiceira, irá assinalar, neste sábado, a partir das 15h00, a passagem dos 25 anos sobre a criação dos estatutos. Irá ser feita uma sessão solene, ocasião em que serão homenageados os sócios fundadores e antigos membros da direcção, seguindo-se, pelas 16 horas, um lanche convívio, com a presença de insufláveis para os mais pequenos. Às 18 horas os Amigos da Concertina da Barrenta irão preencher o espaço musical.

União e Sporting de Tomar em caderneta de cromos

O União e o Sporting de Tomar irão ficar para a história em ano de Centenário com a elaboração de uma caderneta de cromos. Esta edição será apresentada no dia 25 de Abril (sábado), a partir das 15 horas, na rua Marquês de Pombal, junto à loja Rolisport. Aliás este é um lançamento da responsabilidade da empresa tomarense Lifatel/Rolisport.

Cem Soldos recebe Festival Por Estas Bandas

No próximo sábado, a Associação SCOCS celebra o 25 de Abril com a quarta edição do Festival POR ESTAS BANDAS. Nessa noite dedicada à música e ao espírito independentes, sete projetos musicais de Cem Soldos e Leiria apresentam as suas propostas, dando provas da vitalidade da música portuguesa na Região Centro. O polo de produção local é representado por três projetos que interpretam as diferentes linguagem do rock, que passam por um registo mais puro dos T.URBANO; as propostas indie dos JUST UNDER; e o som mais progressivo dos LODO. De Leiria, POR ESTAS BANDAS traz-nos as composições invulgares de SURMA, resultado da mistura das linguagens do jazz com o post-rock, eletrónica e noise; a força primal do rock dos TWIN TRANSISTORS; e a originalidade dos LES CRAZY COCONUTS, que juntam sapateado ao aparatado instrumental da banda. Depois dos concertos, o festival conta ainda com a prestação do Dj Set Omnichord Records Sound System. O Festival POR ESTAS BANDAS, é um festival de bandas de garagem que aposta na divulgação de projetos musicais de produção independente, e no encontro de artistas em várias fases desenvolvimento dos seus projetos. A iniciativa alinha-se com os objetivos da Associação SCOCS na promoção da música portuguesa, reforçando o papel do concelho da dinâmica cultural da região e do país. E fazendo, deste sábado, uma oportunidade imperdível para conhecer de perto os movimentos mais emergentes da música nacional.

ABRANTES – Nesta sexta há tributo a Zeca Afonso

O cine-teatro São Pedro, em Abrantes, irá ser palco, nesta sexta-feira, para a realização de um tributo a Zeca Afonso, nome marcante do 25 de Abril. O concerto terá lugar a partir das 21h30, sendo que é de esperar uma adesão significativa de público.

ENTRONCAMENTO – Está definido o programa para o 25 de Abril

No âmbito das comemorações do 41º Aniversário do 25 de Abril, a Câmara Municipal do Entroncamento vai promover diversas iniciativas. Das atividades comemorativas, destacamos no início da manhã do dia 25 de Abril, a tradicional “Corrida da Liberdade” junto ao Pavilhão Desportivo Municipal. Às 10h00 irá decorrer o Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho, seguindo-se a Sessão Solene evocativa do Aniversário do 25 de Abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. No início da tarde, às 15h00 realizar-se-á um “Passeio em Bicicleta” pelas ruas da Cidade. A encerrar as Comemorações terá lugar às 21h30, no Pavilhão Desportivo Municipal, o espetáculo “CHAOS” apresentado pelo famoso Ilusionista Luís de Matos. No mesmo âmbito e incluídas no Programa Comemorativo do Aniversário do 25 de Abril serão desenvolvidas as seguintes iniciativas:
17 a 26 de abril | Feira de Abril
Recinto Multiusos
21, 22 e 24 abril | “O 25 de Abril em Perguntas”
Ateliê Infantil na Biblioteca Municipal
25 e 26 de abril | Acampamento São Jorge
Parque Escutista do Bonito
A “Corrida da Liberdade” tem a colaboração do CLAC – Clube de Lazer, Aventura e Competição.

SARDOAL – 25 de Abril celebrado no concelho

Os 41anos do 25 de Abril de 1974 serão comemorados no Sardoal através de um conjunto de iniciativas de âmbito cultural e desportivo. O Centro Cultural Gil Vicente exibe em 24 de abril, pelas 21h30m, o filme “Outro País”, da autoria de Sérgio Tréfaut e que aborda a Revolução dos Cravos através dos olhares de alguns dos mais importantes fotógrafos e cineastas que testemunharam o evento. No dia 25, pelas 21h30m, sobe ao palco o concerto “Musical de Letras” por Mário Mata Trio. Este espetáculo é uma viagem através das músicas de Mário Mata e de outros autores tais como: José Mário Branco, Fausto Bordalo Dias, José Afonso e Sérgio Godinho. Nesta viagem, Mário Mata é acompanhado por 2 excelentes músicos: Toninho Varela na viola baixo e Alexandre Reis na bateria. As entradas para a sessão de cinema e para o concerto são livres, mas sujeitas ao levantamento de bilhete. O desporto marca presença no dia 25 de abril, após a cerimónia do Hastear das Bandeiras nos Paços do Concelho, com as tradicionais “Corridas da Liberdade”. Estas provas de atletismo, em vários escalões e destinadas a diversas faixas etárias, terão início às 11 horas, na Praça da República. No mesmo dia, a partir das 15 horas, decorrerá XI Torneio Concelhio de Escolinhas de Futebol entre as equipas de Fut.7 e Fut.4. Esta prova, organizada pelo Grupo Desportivo e Recreativo “Os Lagartos”, terá lugar no Parque Desportivo Municipal. No domingo, dia 26, decorrerá um passeio pedestre pelo percurso “Trilho do Pastor”. Com início às 9h30m, na Praça da República, este passeio levará os participantes a conhecer algum do mais importante património material e natural da Vila de Sardoal. A participação é gratuita e não sujeita a inscrições.

OURÉM – Concelho celebra 41º aniversário da revolução dos cravos

Em Ourém, a Revolução dos Cravos volta a ser lembrada com diversas atividades de caráter lúdico-cultural, em vários locais da cidade. Música, conversas sobre livros e oficinas são o grupo de apostas previstas no programa de 2015, distribuídas por vários locais e equipamentos da cidade. O momento alto das comemorações assinala-se a 24 de abril, pelas 22h00, com a entoação de canções de abril e do Hino Nacional junto ao edifício dos Paços do Concelho. Neste momento vão atuar o Grupo de Cavaquinhos da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Moita Redonda, o Grupo de Cantares Populares da Associação Social e Cultural de Fontainhas – Seiça e o Grupo Coral do Conservatório de Musica de Ourém – Fátima. Para o dia 25 de abril, as cerimónias oficiais têm início pelas 10h00 junto à praça D. Maria II, com a Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ourém e a Associação Filarmónica 1.º de Dezembro Cultural e Artística Vilarense Reis Prazeres. Às 16h00, o Chorus Auris, da Academia de Música Banda de Ourém irá atuar no auditório do edifício dos paços do concelho, seguindo-se uma conversa sobre o livro “De Abril à Troika”, de Joaquim Vieira. Para este dia está ainda reservada animação de rua, pelos irmãos Esferovite – Banda de Palhaços da Nuvem Voadora. As comemorações terminam às 21h30, no cineteatro municipal, com o Concerto de Primavera da Academia de Música Banda de Ourém.

ALCANENA – Município assinala Dia 25 de Abril

Terão lugar, no próximo dia 25 de abril de 2015, sábado, as comemorações oficiais do 41º aniversário do 25 de Abril. As comemorações terão início às 9:30h, nos Paços do Concelho (Praça 8 de Maio), com o Içar Solene da Bandeira, Guarda de Honra pelos Bombeiros Municipais de Alcanena, Solta de Pombos e distribuição de cravos. Segue-se a Sessão Solene Pública Comemorativa do 41º Aniversário do 25 de Abril, às 10:00h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Alcanena, que contará com as intervenções da Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, do Presidente da Assembleia Municipal de Alcanena, Silvestre Pereira, assim como dos representantes dos grupos políticos com assento na Assembleia Municipal. A sessão solene contará, ainda, com poesia e música de Abril. À tarde, das 14:00h às 18:00h, na Praça 8 de Maio, haverá animação para os mais novos, com várias atividades desportivas, nomeadamente: arborismo, manobras com cordas, insufláveis, tiro com arco e zarabatana, bicicletas e quadriciclos, futebol de rua, ateliês de pintura e construção e jogos tradicionais. Às 16:00h, será inaugurada, na Galeria Maria Lucília Moita, na Casa da Cultura, em Alcanena, a exposição de fotografia e documentos “25 de Abril de 1974”, que ficará patente ao público até ao dia 5 de maio. Às 21:30h, a Praça 8 de Maio recebe o cantor Vitorino, para o concerto comemorativo do 41º aniversário do 25 de Abril. A Câmara Municipal de Alcanena convida toda a população a participar nas atividades do programa de comemorações do 41º aniversário do 25 de Abril.

ALCANENA – Vitorino em espetáculo Comemorativo do 25 de Abril

Integrado nas comemorações do 41º Aniversário do 25 de Abril, terá lugar, no dia 25 de abril de 2015, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, o espetáculo musical de Vitorino.Dono de uma carreira já longa e com mais de 30 obras discográficas editadas que alcançaram, na sua maioria, prata, ouro e platina. Foi companheiro de canções e palcos de nomes como Zeca Afonso, Zé Mário Branco, Adriano Correia de Oliveira, Fausto, Sérgio Godinho, e outros nomes mais recentes e fundamentais da música portuguesa, como Jorge Palma, Rui Veloso, Tim, entre outros.Vitorino já faz parte da história da música portuguesa, não só pela sua obra, mas também como sendo o mais importante divulgador e embaixador do cante alentejano, que é hoje Património Imaterial da Humanidade.Se as condições meteorológicas não permitirem a sua realização ao ar livre, o espetáculo decorrerá no Cine-Teatro São Pedro.www.cm-alcanena.pt

MAÇÃO – 25 de Abril rima com… sopas

O Grupo Cultural “Os Maçaenses” promove o 1.º Festival das Sopas, no dia 25 de Abril, às 19h, no antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Mação, numa iniciativa que merece o apoio da autarquia de Mação. As inscrições podem ser efectuadas até ao dia 17 pelos números 962876158 ou 933612308.

VILA NOVA DA BARQUINHA – Comemorações do 25 de Abril começam na Praça da República

A exemplo do que acontece um pouco por todo o distrito, também em Vila Nova da Barquinha se assinala a passagem de mais um aniversário do 25 de Abril. As comemorações começam pelas 9 da manhã, em plena Praça da República, onde haverá lugar á actuação da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Barquinha, concerto que se segue ao hastear da bandeira. Outro dos destaques do programa centra-se no Parque Ribeirinho, que irá servir de palco para a Corrida da Liberdade, para um workshop de canoagem e spinning bike. Até ao final do dia, entre outras iniciativas, haverá música e ainda artesanato.