O Município da Sertã, através do projeto Bússola, promoveu um webinar subordinado ao tema «Crescer fora da Caixa». Transmitido online, através das redes sociais do Município e da plataforma Zoom, esta sessão contou com a presença de Tito de Morais, promotor do projeto «Miúdos Seguros na Net», e do professor Rui Mendes, da Escola Superior de Educação de Coimbra. A importância da brincadeira no crescimento e desenvolvimento da criança foi um dos temas em destaque neste webinar, com os dois convidados a defenderem uma mudança de paradigma na forma como o ato de brincar deve ser entendido e até praticado. Na sua alocução, Tito de Morais queixou-se do tempo excessivo que as crianças passam hoje em frente aos ecrãs, gerando uma dependência nefasta e nociva ao seu desenvolvimento. Tito de Morais alertou para os riscos envolvidos nesta sobre-exposição, por exemplo, à Internet. O palestrante defendeu a necessidade de as crianças fazerem mais atividades ao ar livre e sugeriu a prática de Geocaching, uma espécie de ‘caça ao tesouro’ para toda a família. Por seu lado, Rui Mendes também centrou a sua intervenção na importância da brincadeira e na necessidade de as crianças terem tempo para brincar. Recorrendo aos resultados do estudo que coordenou recentemente, «Portugal a Brincar – Relatório do brincar de crianças portuguesas até aos 10 anos», Rui Mendes chamou a atenção para o facto de as crianças brincarem pouco e quase sempre apenas na escola e de os pais e familiares não participarem nas brincadeiras. Rui Mendes criticou, também, aquilo que diz ser a “sobredosagem de brinquedos” de que as crianças são vítimas e apelou à moderação de pais e familiares nesta matéria: “Os miúdos não têm tempo para explorar todas as potencialidades de um brinquedo, se forem ‘inundados’ sempre de novos presentes”. O professor da Escola Superior de Educação de Coimbra partilha da visão de Tito de Morais de que as crianças deveriam brincar mais na rua, socializando com outras crianças e que os pais e familiares deveriam participar também nessas brincadeiras. Deu como exemplo o recurso aos jogos tradicionais, que poderiam servir como elemento impulsionador das brincadeiras.
A sessão de debate que se seguiu às duas intervenções foi bastante participada, com muitas e variadas questões sobre este e outros temas. Uma das questões afloradas foi a de saber a opinião dos convidados sobre se as crianças deveriam aprender as primeiras letras ainda no pré-escolar, ambos foram contra, com Rui Mendes a lembrar o exemplo da Finlândia, onde neste nível de ensino o foco está no desenvolvimento de outras capacidades e na aptidão para brincar. Durante o webinar, foram ainda deixados alguns testemunhos pelos participantes, que também mereceram algumas notas reflexivas da parte de Tito de Morais e de Rui Mendes.