SERTÃ/VILA DE REI – Municípios realizam obras de beneficiação na Ponte da...

SERTÃ/VILA DE REI – Municípios realizam obras de beneficiação na Ponte da Várzea Carreira

A Ponte da Várzea Carreira, que liga os Concelhos de Vila de Rei e Sertã nas proximidades das aldeias de Cabeça do Poço e Chão da Telha, foi alvo de trabalhos de beneficiação, numa obra intermunicipal promovida pelas duas Autarquias. Os trabalhos de melhoramento e beneficiação da ponte incluíram a estabilização dos pilares e o encaminhamento das águas fluviais, mantendo as suas características físicas e estruturais. Para a execução da obra, o Município de Vila de Rei cedeu todos os materiais necessários para a sua execução, enquanto que a Autarquia de Sertã providenciou a mão-de-obra necessária.

A Ponte da Várzea Carreira foi, segundo alguns historiadores, construída entre os séculos I e IV, sendo posteriormente reconstruída nos séculos XIII e XIV. Foi, durante muitos anos, a principal ligação entre os Concelhos de Vila de Rei e Sertã, com muitas pessoas e veículos a circularem diariamente. A Ponte da Várzea Carreira é sustentada por seis arcos plenos, que apresentam diâmetros aproximados. Está ainda dotada de “cinco talhamares interrompidos de secção semicircular e situados a montante”, segundo nota do IGESPAR.

O Presidente do Município Vilarregense, Ricardo Aires, refere que “esta obra surge de um esforço conjunto das Autarquias de Vila de Rei e Sertã para a preservação de um importante marco cultural e histórico dos dois Municípios. A Ponte da Várzea Carreira foi, durante muitos anos, o principal elo de ligação entre os dois Concelhos, sendo que a sua história e importância deve ser preservada e divulgada.”