De 7 a 17 de junho, realiza-se em vários locais do Concelho da Sertã a Campanha de Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica. De acordo com as normas da Direção Geral de Alimentação e Veterinária esta campanha é destinada exclusivamente a cães com mais de três meses de idade, relativamente aos quais não se prove possuírem vacinação antirrábica válida, ficando excluídos gatos e furões. O Edital com o calendário de vacinação pode ser consultado no site do Município da Sertã, encontrando-se também afixado nas Juntas de Freguesia e Câmara Municipal. O ato de identificação eletrónica (colocação de microchip e registo no Sistema de Identificação de Animais de Companhia – SIAC), é realizado quando os canídeos que se apresentam para vacinação antirrábica ainda não se encontram marcados com transponder e registados no SIAC. Esta intervenção só pode ser efetuada quando em conjunto com a vacinação antirrábica no âmbito da CVAR 2021. Para além dos documentos dos canídeos (caso existam), os respetivos detentores/titulares devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão ou, na sua ausência, do Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte, para que seja emitido o respetivo recibo de cobrança das taxas a aplicar, nomeadamente:
– Vacinação antirrábica (taxa única E)- 10 euros (validade de três anos);
– Boletim Sanitário – 1 euro;
– Registo no Sistema de Informação de Animais de Companhia – 2,5 euros (sempre que haja necessidade de realizar a identificação eletrónica previamente ao ato de vacinação antirrábica).
Devido ao atual contexto pandémico, deverão ser cumpridas as normas de segurança em vigor, nomeadamente: o uso obrigatório de máscara, desinfecção das mãos à entrada e saída do recinto e distanciamento físico de dois metros. É permitido apenas um acompanhante por animal. A campanha será realizada pela Médica Veterinária Sara Caires Jacinto, Responsável pelo Serviço Oficial de Vacinação Antirrábica, na área do Concelho de Sertã,