Pelo quinto ano consecutivo, a Câmara Municipal da Sertã promoveu o contacto de jovens com o ambiente académico universitário nas férias de verão. O programa propunha modalidades de participação que abrangiam três estabelecimentos de ensino superior: Universidade de Aveiro (Academia de Verão), Universidade de Coimbra (Universidade de Verão) e Universidade do Porto (Universidade Júnior).
A iniciativa decorreu no mês de julho e registou a participação de 13 jovens: 12 no programa da Universidade do Porto e um na Universidade de Aveiro.A Câmara Municipal da Sertã disponibilizou o apoio logístico e transporte aos alunos residentes no Concelho ou que frequentem as suas escolas que se inscreveram com alojamento, indo levá-los ao domingo e indo buscá-los à sexta-feira.
“O contacto com outras realidades e com jovens de várias zonas do país e até do estrangeiro contribui para que os alunos abram horizontes, desenvolvam as suas próprias potencialidades e competências, académicas e pessoais”, referiu José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, frisando a importância daquele tipo de apoios. O autarca acrescentou ainda que “associar o ambiente lúdico ao académico parece-me ser uma aposta ganha no que toca à motivação dos jovens para o conhecimento ou reconhecimento das suas competências e apetências”.
Dos 13 jovens que participaram nestas atividades, oito haviam já participado em anos anteriores, embora em áreas diferentes. Sendo do 2º e 3º Ciclos (à exceção do jovem que foi para a Universidade de Aveiro, que é do Ensino Secundário), referiram que pretendem experimentar sempre áreas diferentes, para que tenham maior conhecimento das suas apetências, gostos e interesses e que, assim, possam escolher a área de prosseguimento de estudos que mais se adequa às suas preferências. Os programas de atividades abrangiam diversas áreas do saber desde a saúde à matemática, passando pelas artes e pelo desporto.www.cm-serta.pt