SERTÃ – Símbolos das JMJ passaram pelos Paços do Concelho

SERTÃ – Símbolos das JMJ passaram pelos Paços do Concelho

A 22 de fevereiro, a peregrinação dos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude 2023 passou pelo Edifício dos Paços do Concelho da Sertã. Na recepção aos símbolos, Carlos Alberto de Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, referiu-se às jornadas como “algo de extraordinário, que só poderiam ter sido criadas por alguém tão extraordinário como o Papa São João Paulo II. São muito importantes para os jovens: vivemos num mundo complexo, num mundo difícil, cheio de desafios cada vez mais prementes, e é importante que tenhamos uma juventude cada vez mais alerta e, sobretudo, que seja capaz de trabalhar pela paz, pela justiça e pela solidariedade entre os povos. O autarca reforçou o que dissera no dia anterior, desejando que houvesse “uma participação massiva da Sertã nas Jornadas” sublinhando que “a Câmara Municipal da Sertã cá estará para apoiar essa participação”. O autarca mostrou também disponibilidade para receber jovens no concelho na semana anterior às Jornadas, “seria um acontecimento muitíssimo interessante para o nosso concelho e para os nossos jovens, resultando numa troca de experiências e culturas fantásticas”, concluiu. A peregrinação dos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude passou pelo Edifício dos Paços do Concelho, acompanhada pela comitiva constituída por elementos do Grupo de Jovens Dar+ e pelo Padre Daniel Almeida, entre outros. Na ocasião, o grupo de jovens fez uma breve apresentação dos símbolos e da sua história: a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.

Refira-se que no dia anterior, o Pavilhão Desportivo da Sertã acolheu o encontro com o Agrupamento de Escolas da Sertã e a chegada dos símbolos. Dom Américo, Presidente da Fundação JMJ referiu-se à passagem dos símbolos na Sertã como sendo um momento único e que possivelmente não se voltaria a repetir. “Depois de percorrer o mundo todo, está aqui. E muitos milhões de jovens encontraram-se com esta cruz e com este ícone de Nossa Senhora (…) e ao longo destes trinta e muitos anos, muitos jovens cruzaram a sua vida com as Jornadas Mundiais da Juventude e tomaram decisões importantes para a sua vida”. “Queremos que todos os jovens da Sertã, da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, todos os jovens portugueses, se sintam incluídos, se sintam convidados.” Pediu e agradeceu a disponibilidade dos órgãos autárquicos, juntas de freguesia e câmaras municipais, no acolhimento de centenas de milhares de jovens. José Carlos Fernandes, Diretor do Agrupamento de Escolas da Sertã, referiu-se às Jornadas Mundiais da Juventude como uma “iniciativa muito feliz do Papa São João Paulo II. Iniciativa ímpar, de grande importância para todos os jovens de todo o mundo, sejam eles mais próximos ou mais afastados da Igreja. Trata-se de uma iniciativa de extraordinária importância para a Humanidade (…), um momento de reflexão tendo em vista a construção de um mundo melhor.”

“É com muita honra que a Sertã acolhe aqui, hoje, os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude” referiu Carlos Alberto de Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã. “Nos tempos que correm, é muito importante que estas jornadas se realizem. É importante que a juventude se mantenha inquieta, vigilante e possa pensar sobre a situação do nosso mundo. Queremos uma juventude interventiva, que seja capaz de pensar o mundo e transformá-lo, uma juventude que não se conforme, capaz de atuar. Por isso, é meu desejo que a Sertã esteja representada em massa nas Jornadas Mundiais da Juventude. Podem contar com o apoio da Câmara Municipal da Sertã, nomeadamente no apoio à deslocação dos alunos a Lisboa.”
A cerimónia contou com a presença de D. Antonino Dias, Bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco. A peregrinação dos símbolos das JMJ23 percorreu o concelho da Sertã, nos dias 21 e 22 de fevereiro, tendo passado na União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, União de Freguesias de Cumeada e Marmeleiro, Sertã e Troviscal. As Jornadas Mundiais da Juventude decorrem de 1 a 6 de agosto de 2023, em Lisboa, consistindo num encontro de jovens de todo o mundo com o Papa.