A preservação do ambiente e a celebração da quadra natalícia são o mote para a iniciativa «Sertã, Terra do Pinheiro de Natal», que decorre durante todo o mês de Dezembro no concelho da Sertã, situado no Centro de Portugal. Organizado pela Câmara Municipal da Sertã, este evento pretende sensibilizar a população em geral para a preservação da floresta contra os incêndios florestais, ao mesmo tempo que chama a atenção para as alternativas existentes ao abate de árvores, que todos os anos por esta altura acontece na floresta portuguesa, para fins natalícios.
A autarquia sertaginense lançou assim esta campanha, onde são oferecidos a todos os interessados pinheiros naturais, resultantes do desbaste da floresta (uma medida utilizada para a prevenção dos incêndios). Para já, muitos destes pinheiros naturais foram entregues a estabelecimentos comerciais do concelho da Sertã, mas também a diversas lojas das cidades de Lisboa, Porto e Coimbra. “Com esta iniciativa, a Câmara Municipal da Sertã pretende chamar a atenção para as questões ligadas à preservação da floresta e às necessárias medidas de prevenção contra incêndios, no qual se inclui o desbaste florestal, de onde resultam os nossos pinheiros de natal”, sublinhou José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, que acrescentou: “O concelho da Sertã está no coração da maior mancha contínua de pinhal da Europa, pelo que temos uma responsabilidade acrescida”. ~
Mas a iniciativa «Sertã, Terra do Pinheiro de Natal» não se esgota apenas nas questões ligadas à floresta e ao meio ambiente. A edilidade local organizou um conjunto de acções que convidam os visitantes a deslocar-se à Sertã, durante o mês de Dezembro, e a “sentir de perto o espírito natalício, que nestes concelhos do Interior português têm um sentido muito especial”, enfatizou José Farinha Nunes. Assim, do extenso leque de actividades programadas, destaca-se a exposição «Os Dinossauros da Lourinhã na Sertã» (patente ao público no castelo da Sertã, até 30 de Dezembro), o Mercado de Produtos da Terra (18 a 23 de Dezembro, na Alameda da Carvalha), a Casa do Pai Natal (18 a 23 de Dezembro, no castelo da Sertã), a Feira do Livro de Natal (Biblioteca Padre Manuel Antunes), os concursos «Natal no Comércio Tradicional» e «O Melhor Pinheiro de Natal», além de diversos ateliês artísticos de Natal. Está ainda agendada a exibição da peça de teatro musical «Espelho, Espelho Meu» (dia 22 de Dezembro, na Casa da Cultura da Sertã) e diversos concertos musicais, pela Orquestra Clássica do Conservatório de Música de Música de Aveiro (17 de Dezembro, na Casa da Cultura da Sertã), Coro Paroquial da Sertã, Coro Infanto-Juvenil da Paróquia da Sertã, Grupo Coral do Sertanense Futebol Clube e Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense. Durante o mês de Dezembro, as artérias da vila da Sertã terão animação de rua, bem como actividades alusivas à quadra natalícia.