Início CULTURA SERTÃ – Produtos Sertaginenses arrecadaram medalhas em Concursos Nacionais

SERTÃ – Produtos Sertaginenses arrecadaram medalhas em Concursos Nacionais

Depois das medalhas de ouro conquistadas pelos Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim, foi a vez do Maranho, Bucho e Enchidos da Sertã encerrarem com chave de ouro a participação nos Concursos Nacionais de Produtos Tradicionais 2021. Os diversos concursos decorreram de março a junho deste ano, com os objetivos de apurar os sabores típicos e mais genuínos do país e promover a prática continuada do uso dos ingredientes autênticos da gastronomia tradicional portuguesa, respeitando os modos de produção e preparação dos costumes dos nossos antepassados. Estes concursos resultam de uma parceria estabelecida há vários anos entre o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) sediado em Santarém, e a Qualifica/oriGIn Portugal. As provas dos produtos decorreram no âmbito da Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo e do Salão Prazer de Provar (Concursos Nacionais de Produtos Tradicionais Portugueses e Concurso Nacional de Inovação com Tradição).

No passado mês de maio, no âmbito do 10º Concurso Nacional de Doçaria Conventual Portuguesa, os Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim arrecadaram medalhas de ouro, sendo que foram premiados dois produtores desta iguaria: Docinhos S. Nuno (Silvina Ladeiras) e Pastelaria Império (Gapo & Oliveira Lda). Já em junho, diversas candidaturas sertaginenses voltaram a ganhar prémios, desta feita nas áreas de ensacados, enchidos e alheiras, conquistando sete medalhas de ouro e uma de prata:

11.º Concurso Nacional de Ensacados Tradicionais Portugueses
Maranho da Sertã:
– Medalha de Ouro- Carnes Simões Lda
– Medalha de Ouro – Casel Lda/Dom Casel Talhos
Bucho da Sertã:
– Medalha de Ouro – Carnes Simões Lda
– Medalha de Prata – Casel Lda/Dom Casel Talhos

11º Concurso Nacional de Enchidos Tradicionais Portugueses
Farinheira da Sertã:
– Medalha de Ouro – Casel Lda/Dom Casel Talhos
Morcela de Arroz da Sertã:
Medalha de Ouro – Casel Lda/Dom Casel Talhos
Paio do Lombo da Sertã:
Medalha de Ouro – Carnes Simões Lda

6º Concurso Nacional de Alheiras Tradicionais Portuguesas
Alheira da Sertã: Medalha de Ouro – Casel Lda/Dom Casel Talhos

Recorde-se que para serem considerados Prémios “Medalha de Ouro” os produtos são avaliados em contexto de prova cega e a sua pontuação máxima final têm de ser superior a 80%, numa rigorosa prova sensorial, realizada no CNEMA por júris com experiência em cada área/categoria. Refira-se que a participação nos concursos nacionais contou com o apoio do Município da Sertã e da APROSER na elaboração de algumas candidaturas. A obtenção dos prémios provocou naturalmente reacções positivas por parte dos produtores locais premiados. António Simões (Carnes Simões Lda) considera este reconhecimento “importante porque as pessoas gostam de saber que estão a comprar produtos de boa qualidade da nossa região. É uma mais valia para o futuro das empresas de produtos tradicionais e é sinal que estamos a trabalhar na direção certa. Não só a qualidade dos produtos está a ser reconhecida, mas também a marca Sertã está a ser destacada.” Telma Patrícia Santos (Dom Casel Talhos) referiu que “todos os produtos que produzimos, têm como principal ingrediente a carne que nós criamos (DOM Almu), através das melhores técnicas de alimentação e nutrição. É com esta carne saborosa, macia, marmoreada e tenra, que confecionamos os produtos que foram premiados. É através destes prémios que comunicamos o cuidado que temos na escolha dos ingredientes, cumprindo com rigor as nossas receitas numa confeção cuidada.” Simões Gapo (Pastelaria Império) sublinha que o prémio é “uma mais valia perante os clientes que o degustam, dando visibilidade e reconhecimento ao produto, à região, à pastelaria e à equipa de trabalho. É um orgulho estar a manter a tradição de produção deste doce Conventual/Tradicional com História no Concelho. Estes prémios são a prova que estamos a desenvolver um bom trabalho na produção e promoção dos Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim”, conclui. Silvina Ladeiras (Docinhos de S.Nuno) frisa a importância do prémio, dizendo que “é uma mais valia para produto em si, pois reconhece a sua qualidade. Por outro lado, eleva o nome da freguesia de Cernache do Bonjardim e do Concelho da Sertã”. Os resultados dos Concursos Nacionais podem ser consultados na íntegra em: http://concursosnacionais.pt/premiados/.