O Município da Sertã, em colaboração com a Universidade de Aveiro (GETIN – Grupo de Estudos em Território e Inovação), está a desenvolver o Plano Estratégico Municipal da Sertã (PEMS), um instrumento orientador do desenvolvimento do Município para os próximos 20 anos.
A construção desta estratégia envolve a participação das forças vivas do Município em duas fases: processo de auscultação e processo de priorização de projetos.
Durante o mês de setembro decorreu a fase de auscultação: realizaram-se sessões temáticas e multidisciplinares, envolvendo representantes das forças políticas locais, do tecido social e do tecido económico do Concelho. Participaram cerca de 80 agentes locais. Refira-se que esta iniciativa constituiu, para alguns grupos, a primeira oportunidade de coletivamente debaterem as suas perspetivas e preocupações. O processo de auscultação permitiu recolher contributos que auxiliarão a construção de uma visão estratégica para o município, orientando a definição de objetivos e prioridades que respondam aos anseios municipais, no quadro das oportunidades e dificuldades coletivamente identificadas.
Segue-se a participação da comunidade e, assim, a Câmara Municipal da Sertã convida todos os munícipes e interessados pelo futuro do Concelho da Sertã a deixarem o seu contributo até ao próximo dia 30 de novembro, através do preenchimento do formulário disponível online em http://goo.gl/forms/8vVAa1b0Kf ou enviando um email para contributospems@gmail.com.
A segunda fase de participação alargada à comunidade decorrerá na primavera do próximo ano. Nessa altura, os participantes serão chamados a pronunciar-se sobre as prioridades em termos de áreas de intervenção e de projetos a implementar a médio e longo prazo. A elaboração do PEMS poderá ser acompanhada em www.cm-serta.pt e www.facebook.com/PEMSerta. www.cm-serta.pt