SERTÃ – Município promoveu “EducATIVA” e lançou “Sertã Educa”

SERTÃ – Município promoveu “EducATIVA” e lançou “Sertã Educa”

A Alameda da Carvalha, na Sertã acolheu, a 27 de maio, a primeira edição de “EducATIVA”, mostra de oferta formativa e educativa. Promovida pelo Município da Sertã, este certame concentrou no mesmo espaço a divulgação da oferta formativa e educativa do concelho da região, dando a conhecer diversas áreas do saber em diferentes níveis e tipos de ensino. Esta mostra serviu também para o lançamento de plataforma sertaeduca.pt que congrega toda a oferta formativa e projectos educativos do concelho da Sertã. “Quem visitar esta plataforma vai ter acesso ao universo da oferta formativa do concelho. É muito importante mostrarmos o concelho como um todo, juntar as escolas no sentido de promover a educação no concelho da Sertã”, sublinhou o Presidente da Câmara.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Sertã, iniciativas como a EducATIVA “são muito importantes pois permitem o contacto mais próximo entre os alunos e as diversas áreas do saber e respectivas instituições de ensino, munindo-os de opções e informações que os levarão a optar por melhores decisões quanto ao seu futuro”, ao mesmo tempo que “aproxima a comunidade educativa da população em geral”. Ao longo de todo o dia, decorreram diversas iniciativas como apresentações de ofertas educativas, flashmob, teatro de sombras, demonstrações musicais, showcooking, Zumba, BTT, demonstração de mecatrónica com o piloto Manuel Gião e Sunset Party com DJ. Decorreram também atividades como orientação, jogos tradicionais, mini-ténis, entre outras. A mostra dirigia-se essencialmente a alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade, mas não só, proporcionando o contacto direto com os diversos cursos disponíveis no ensino secundário regular e profissional, assim como ensino superior, artístico e qualificação de adultos, entre outras ofertas educativas complementares.

Na primeira edição da EducATIVA, estiveram presentes as seguintes entidades: Academia Militar – Exército, Agrupamento de Escolas da Sertã, Centros Qualifica (Agrupamento de Escolas da Sertã e Instituto Vaz Serra), Escola Tecnológica e Profissional da Sertã, Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Leiria, Portalegre e Tomar, Instituto Vaz Serra, Pólo da Sertã do Conservatório de Música de Coimbra, SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, Universidade de Coimbra (Faculdade de Ciências e Tecnologias), CLDS4G Sertã Envolve e Odysseia – neuro-eficiência.