Na última reunião de Executivo Camarário, realizada a 16 de junho, esteve em análise a proposta de reconhecimento da Rota da Estrada Nacional 2 como projeto de interesse municipal. Esta proposta decorre da iniciativa da AMREN2 – Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, que dirigiu um pedido aos municípios integrantes, onde se inclui a Sertã, no sentido de os incentivar a reconhecer publicamente o projecto, conferindo-lhe “uma aura de convergência, sintonia e importância”. Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, referiu que “a Sertã se encontra precisamente a meio da estrada, com17 municípios acima e 17 municípios abaixo, sendo evidente para todos o contributo que esta estrada tem dado ao desenvolvimento económico da Sertã; basta parar nos restaurantes e cafés à beira da EN2 para perceber o impacto que tem.” A proposta de reconhecimento de interesse municipal tem como objetivo “dar força à associação para, junto das entidades competentes, Ministério da Coesão, CCDR’s, etc, ter mais força para reivindicar os apoios necessários para conseguirmos dinamizar cada vez mais este grande projeto turístico que atravessa Portugal”, frisou o autarca. A proposta foi aprovada por unanimidade para seguir para apreciação e deliberação em Assembleia Municipal. Recorde-se que, com uma extensão de 739,26km, a Estrada Nacional 2 é a estrada portuguesa mais extensa, é única na Europa e a terceira no mundo, a seguir à Route 66 nos Estados Unidos, e à Ruta 40 da Argentina, que atravessa um país em toda a sua longitude. De Chaves a Faro, a estrada é percorrida a caminhar, a correr, de bicicleta, de mota, de carro ou de autocaravana, traduzindo-se numa excelente forma de descobrir o interior de Portugal e o concelho da Sertã, explorando a cultura, as paisagens naturais, a gastronomia, as tradições e produtos endógenos, sendo amplamente reconhecido o impacto positivo nos mais diversos sectores e agentes concelhios. Em 2022, no Posto de Turismo da Sertã, junto à EN2, foram recebidos mais de nove mil visitantes, sendo que a maioria se encontrava a percorrer a EN2.
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