Início REGIONAL SERTÃ – Município assinou Protocolos de Colaboração com Bombeiros

SERTÃ – Município assinou Protocolos de Colaboração com Bombeiros

Realizou-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Sertã, a assinatura dos Protocolos de Colaboração entre o Município da Sertã e as duas corporações de bombeiros do concelho: Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim e Bombeiros Voluntários da Sertã. Os protocolos assinados visam a cooperação técnico-financeira entre o Município e as corporações de bombeiros, concretizada no cumprimento de uma série de atividades previstas: cooperação nos domínios de aviso, alerta, intervenção, apoio e socorro, serviço permanente adstrito ao Serviço Municipal de Proteção Civil, prevenção e vigilância de fogos florestais, colaboração no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, entre outras.

Os protocolos envolvem a comparticipação financeira do Município da Sertã de 113580€ e 89580€, para as corporações de Sertã e Cernache do Bonjardim, respetivamente. Para José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, os protocolos “constituem uma forma relevante de apoiar as corporações, estreitando relações de cooperação, ao mesmo tempo que desempenha um papel crucial no combate de incêndios, âmbito em que ambas as corporações têm tido esforço e desempenho excelentes, visíveis na diminuição da área ardida.”

Integrada naqueles protocolos está a realização de rastreios de saúde no âmbito do projeto Sertã Saúde Mais, em que são avaliados diversos parâmetros (peso, tensão arterial, glicémia e saturação de oxigénio). Referindo-se a este projeto, José Farinha Nunes apresentou uma novidade: de 28 de fevereiro a 15 de maio o projeto Sertã Saúde Mais contemplará rastreios visuais, para além dos rastreios habituais. Os rastreios visuais serão assegurados por quatro empresas óticas presentes no Concelho da Sertã: Opticália, OMB Grupo Óptico, Óptica Lucas e Óptica Jacinto. A Câmara Municipal pretende, assim, dar continuidade à descentralização destas ações, e sempre que possível incrementar novas valências, permitindo que também a população mais afastada dos meios urbanos tenha acesso aos rastreios de várias tipologias, como proteção da saúde na deteção precoce de algumas doenças e acompanhamento dos parâmetros em situações de doença crónica. www.cm-serta.pt