SERTÃ – Maratona de Leitura é já na próxima semana

SERTÃ – Maratona de Leitura é já na próxima semana

É já no dia 4 de julho, a partir das 10 horas, que se inicia a quarta edição da Maratona de Leitura na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, cujo desafio central consiste em ler em voz alta ininterruptamente durante 24 horas. Segundo dados da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, é a maior realizada em Portugal. Pretende-se, acima de tudo, promover e festejar a leitura sendo também um local de encontro e de troca de experiências. A leitura vai acontecer nas suas mais variadas manifestações, num ambiente agradável e surpreendente: às vezes ao som do piano, outras vezes pela boca das crianças, representada por instituições ou encenada pelo grupo de teatro, a Maratona de Leitura oferece a quem nela participa ou a quem a assiste simplesmente uma experiência única e original. Alguns locais do Concelho onde a natureza é deslumbrante, vão receber escritores em horários improváveis durante as vinte e quatro horas de leitura. Francisco Moita Flores, Valter Hugo Mãe e Mário Zambujal aceitaram participar na Maratona de Leitura e estar com os seus leitores. Todos os participantes receberão lembranças e haverá sorteio de prémios. Os habitantes da Sertã e quem a visite nesta data vão encontrar em diferentes locais Quiosques de Leitura que convidam a ler: humor, gastronomia, religião, poesia, ler e jogar,… ler nas cerca de vinte Bibliomóveis do país que aceitaram o desafio de festejar connosco a leitura. Esta edição da Maratona de Leitura vai ainda homenagear designer dinamarquês Niels Fischer que, nos últimos dez anos, marcou a cultura de Portugal. Morreu a 24 de janeiro deste ano, tendo dedicado os últimos anos da sua vida à exposição Hans Christian Andersen, de iniciativa e financiamento particulares. A exposição esteve patente na Sertã em 2009.

Programa – Maratona de Leitura:
10h00 – Abertura da Maratona de Leitura, com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal e do escritor Francisco Moita Flores, com momento musical de violino por Marco Crisóstomo.
10h45 – Partida das Bibliomóveis para diferentes pontos do concelho (consultar cartaz).
13h00 – Momento musical ao piano com Marco Figueiredo.
14h30 – Ateliê de recortes de papel com Natércia Almeida (terraço da Biblioteca) – atividade no âmbito da homenagem a Niels Fischer.
15h00 – Encontro com o escritor Francisco Moita Flores, na Serra do Picoto Rainho.
16h30 – Hora do conto nos Quiosques de Leitura “Ler na praia fluvial” – Trízio, Sertã e Troviscal.
17h00 – Ateliê de recortes de papel com Natércia Almeida (Quiosque “Ler, jogar e criar”) – atividade no âmbito da homenagem a Niels Fischer.
17h00 – Leitura por Mário Zambujal.
17h30 – Leitura por Isabel Zibaia Rafael.
18h00 – Concentração das Bibliomóveis na Alameda da Carvalha.
18h30 – Encontro com o escritor Mário Zambujal e sessão de autógrafos, na Serra de S. Macário.
19h00 – Jogos tradicionais (equipa das Piscinas Municipais) no Quiosque de Leitura “Ler, jogar e criar” – Fonte da Boneca.
19h30 – Workshop de culinária com Isabel Zibaia Rafael no Quiosque de Leitura “Ler gastronomia” – Alameda da Carvalha.
20h00 – Momento musical ao piano com Marco Figueiredo e declamação de poesia com José Carlos Tinoco.
22h30 – Leitura por Valter Hugo Mãe (hora a confirmar).
00h00 – Encontro com o escritor Valter Hugo Mãe e sessão de autógrafos, no Monte da Nossa Senhora da Confiança (hora a confirmar).
01h00 – Momento musical ao piano com Marco Figueiredo e declamação de poesia com José Carlos Tinoco.
05h00 – Momento musical ao piano com Marco Figueiredo.
10h00 – Encerramento da Maratona de Leitura com a presença da Senhora Vereadora da Cultura e momento musical de acordeão clássico (escola de Acordeão da Sertã).