SERTÃ – “Histórias ao Sábado” na Biblioteca Municipal

SERTÃ – “Histórias ao Sábado” na Biblioteca Municipal

Print

A 18 de junho, a Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, vai contar “Histórias ao Sábado”, às 15 horas. A atividade dirige-se a crianças até aos 12 anos e vai ser dinamizada por Cátia Calado, que irá contar aos petizes as histórias “Nina” e “A Árvore da Escola”. A entrada é livre.

“Nina”, de Benji Davies, narra a história de uma girina, que é mais pequena da lagoa e não tem medo do Grande Glup, o peixe assustador que vive nas águas mais fundas e que aparece durante a noite… Por seu turno, “A Árvore da Escola”, de Antonio Sandoval, fala de uma árvore, a única, que existia no pátio da escola. O Pedro gostava de correr perto daquela árvore durante o recreio, passando ao seu lado e olhando-a de soslaio, para não chocar com ela. Um dia parou e reparou nela…

As histórias “Nina” e “A Árvore da Escola” vão ser contadas por Cátia Calado que reside atualmente em Lisboa, mas não esquece o pinhal e o extenso verde em que cresceu, em Cernache do Bonjardim. Mãe de dois pequenos ávidos leitores, acredita que um bom livro tem o poder de terminar birras, ajudar a perceber um medo e ensinar para que servem os sonhos. Acredita que ler para crianças assemelha-se a plantar e que, por isso, um livro e uma árvore têm muito em comum. “Ler é um bem essencial porque o futuro precisa de perspetivas, imaginação, ideias e compreensão”, diz Cátia Calado, sublinhando que gosta do espanto inicial, do brilhozinho nos olhos pelo meio e do final “conta outra vez” que um livro pode trazer.