Estão a decorrer até 10 de fevereiro as candidaturas para o Curso de Especialização em Promoção de Estilos de Vida Ativos e Saudáveis em Territórios de Baixa Densidade, que começa já em março na Sertã.
Ministrado pela Universidade Coimbra e apoiado pelo PRR, o curso decorrerá de março a julho e estará isento do pagamento de propinas. As candidaturas estão a decorrer até dia 10 de fevereiro em https://apps.uc.pt/courses/PT/course/10164.Poderão ser obtidas mais informações sobre o curso em: https://ucpages.uc.pt/cursos-nao-conferentes-de-grau/cursos-prr-lfa/promocao-de-estilos-de-vida-ativos-e-saudaveis-em-territorios-de-baixa-densidade/
A componente presencial do curso decorrerá nas instalações do SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, na Zona Industrial da Sertã. Proporcionará formação complementar na área da promoção da atividade física, do exercício físico e da alimentação saudável, a profissionais de territórios de baixa densidade, com experiência em diferentes contextos socioculturais. Visa o desenvolvimento de competências de promoção de estilos de vida ativos e sustentáveis em territórios de baixa densidade nos domínios da redução do risco global de doença, promoção da saúde mental e do bem-estar, eliminação de disparidades de género e promoção das igualdades de acesso, fomento de conhecimentos e de competências necessárias à promoção do desenvolvimento sustentável e promoção de intervenções locais orientadas baseada em políticas inclusivas.
Dirigido a licenciados das áreas das Ciências do Desporto e da Educação Física e de áreas correlatas, o curso terá a duração de um semestre, em horário pós-laboral, à sexta-feira e sábado, e terá funcionamento também em b-learning. A parte presencial decorrerá na vila da Sertã, no SerQ. O curso é composto por seis unidades curriculares: Políticas de desenvolvimento e de saúde em territórios de baixa densidade; Estilos de vida, comportamentos sustentáveis e alimentação saudável; Sedentarismo e atividade física na saúde e no bem-estar; Dinâmicas de intervenção local numa perspetiva inclusiva; Atividade Física e Exercício em Ambientes Naturais e Projeto de Intervenção comunitária.