Início REGIONAL SERTÃ – Coronavírus. Presidente José Farinha Nunes apela ao cumprimento das regras...

SERTÃ – Coronavírus. Presidente José Farinha Nunes apela ao cumprimento das regras perante o aumento de infecções

José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, emitiu um comunicado em que manifesta a sua preocupação face ao número crescente de casos de Covid19 no Concelho da Sertã. O autarca apela para o cumprimento das normas da Direcção-Geral de Saúde e relembra a população para as medidas em vigor neste território do Médio Tejo. Eis, então, esse comunicado:

«Estão a ser envidados todos os esforços em colaboração com as demais entidades do Concelho nomeadamente a Autoridade de Saúde no sentido da contenção efetiva do surto. Torna-se premente apelar a toda a população para a adoção de um comportamento cívico condizente com as normas impostas pela Direcção-Geral de Saúde e para o cumprimento integral das regras de distanciamento social e etiqueta respiratória por todos já conhecidas. Caso apresentem sintomas os municipes deverão contactar a linha de apoio 3NS24 ou o Centro de Saúde da Sertã e abster-se de contactar ou conviver com outras pessoas, permanecendo em isolamento até que lhes sejam transmitidas novas informações. O Concelho da Sertã apresenta atualmente um Nivel de Risco Muito Elevado (o segundo mais alto na escala definida pelas autoridades), pelo que é fundamental seguir as medidas regulamentadas. Aproveitamos para lembrar que, por se encontrar neste nível de risco, as medidas em vigor para o Concelho da Sertã são, entre outras:

– Proibição de circulação na via pública a partir das 1 3h no fim-de-semana de 9 e 10 de janeiro;
– Proibição de circulação entre concelhos entre as 23h do dia 8 de janeiro e as 05h do dia 11 de janeiro de 2021, salvo por motivos de saúde, de urgência imperiosa ou outros especificamente previstos;
– Uso obrigatório de máscara nos locais de trabalho;
– Dever cívico de recolhimento obrigatório;
– Os eventos e celebrações ficam limitados a cinco pessoas, salvo se do mesmo agregado familiar;
– O teletrabalho é obrigatório, desde que as funções em causa o permitam;
– A realização de feiras e mercados de levante fica dependente da autorização do Presidente da Câmara Municipal.

Acreditamos que todos partilham desta preocupação em relação à saúde pública e farão o seu melhor para evitar a propagação da pandemia. Proteja-se, protegendo os outros».