O Município da Sertã disponibiliza apoio telefónico no preenchimento do formulário de apoio ao inquérito epidemiológico COVID19. Esta medida de apoio destina-se a auxiliar munícipes que tenham testado positivo à COVID19 que não tenham acesso à internet ou que tenham dificuldade em utilizar plataformas informáticas.
Após testar positivo em auto-teste ou manifestar sintomas associados ao SARS-Cov2 (tosse, dores de garganta, febre), o utente deverá contactar a Linha Saúde SNS24 (808 24 24 24) e ter consigo o seu BI/CC, seguir as instruções e introduzir o seu número de utente durante a chamada, confirmando com a tecla cardinal (#). Depois receberá uma sms (mensagem escrita) com os passos a seguir, assim como um código e um link (hiperligação) para o site do formulário de apoio ao inquérito epidemiológico, que deverá ser preenchido no prazo de 24 horas. O formulário deverá ser preenchido com os dados do utente (Nome, Data de Nascimento, N.º de Utente), identificando os coabitantes e os restantes contactos de risco (através dos respetivos BI/CC e contactos telefónicos).
Para obter auxílio no preenchimento do formulário de apoio, os utentes poderão ligar para o 274 600 300 (Câmara Municipal da Sertã) de segunda a sexta-feira das 9h30m às 12h30m e das13h30m às 17 horas, e para o 808 274 275 (Linha Sertã Mais) aos fins de semana e feriados das 9 às 17 horas. No que diz respeito à COVID19 as linhas disponibilizadas destinam-se exclusivamente ao apoio no preenchimento do inquérito epidemiológico.
Caso o Utente obtenha PCR ou teste Antigénio (realizado nas farmácias ou laboratórios) positivo, este é notificado na plataforma SINAV migrando posteriormente para o TRACE COVID19 pelo profissional de saúde, pelo que poderá proceder ao preenchimento do Formulário de Apoio ao Inquérito Epidemiológico, sem contactar previamente a Linha SNS24.
A plataforma Trace COVID19 fará automaticamente a requisição de testes (exame sem papel), emissão de declarações de isolamento e de altas, cujos códigos serão recebidos através de sms. Nas situações em que o utente tenha testado positivo à COVID19 e não tenha recebido sms (mensagem escrita) deverá contactar a Linha Saúde SNS24 pelo 808 24 24 24.