Início REGIONAL SERTÃ – Coronavírus. Comissão Municipal de Proteção Civil manifesta «profunda preocupação pela...

SERTÃ – Coronavírus. Comissão Municipal de Proteção Civil manifesta «profunda preocupação pela subida do número de casos de infetados no concelho»

A Comissão Municipal de Proteção Civil da Sertã voltou a manifestar uma profunda preocupação pela subida do número de casos de infetados pela Covid-19 no Concelho da Sertã. Foi ainda anunciado, durante o encontro, que a vacinação nos lares do Município arranca no próximo dia 18 de janeiro. O número crescente de infetados e a evolução da pandemia na região foram os temas centrais desta reunião, que contou com a presença, entre outros, de Eugénia André, diretora clínica da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), Nuno Maia, do Instituto da Segurança Social (ISS), Manuela Vaz, Delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Sul (ACES PIS), e de José Farinha Nunes, presidente da Comissão Municipal de Proteção Civil e também Presidente da Câmara Municipal da Sertã. Na sua intervenção, Eugénia André começou por traçar o atual quadro epidemiológico do distrito de Castelo Branco, fazendo também alusão aos números crescentes verificados no Concelho da Sertã. A diretora clínica da ULSCB explicitou igualmente o plano de ação que está a ser desenvolvido no distrito e que foi “definido com todo o rigor”. Disse que todos os meios estão mobilizados e que no caso da Sertã a estratégia é similar à que foi estipulada para outros centros. Todavia, notou que, caso necessário, poderá ser enviada em auxílio uma equipa médica. Alertando para o facto de 2021 ser um “ano duro e difícil” e que a “Covid-19 não vai desaparecer tão depressa”, Eugénia André chamou a atenção para a grande transmissibilidade deste vírus e para a necessidade da população cumprir todas as regras sanitárias definidas pela DGS. Por seu lado, Nuno Maia asseverou que o Instituto da Segurança Social de Castelo Branco “tudo tem feito para auxiliar as instituições que necessitem de ajuda”. A Delegada de Saúde da ACES PIS, Manuela Vaz, lembrou os casos de infetados no Concelho da Sertã e abordou ainda o surto registado num lar de Cernache do Bonjardim. Aproveitou para informar que a vacinação nos lares do Concelho da Sertã terá início na próxima segunda-feira, dia 18 de janeiro.

José Farinha Nunes, presidente da Comissão Municipal de Proteção Civil e também Presidente da Câmara Municipal da Sertã, sublinhou a necessidade das medidas de emergência decretadas pelo Governo (confinamento obrigatório, medidas mais duras, coimas mais elevadas) e pediu a atenção de todos para a velocidade com que os contágios pela Covid-19 se têm disseminado entre a população. O responsável máximo pela Comissão Municipal de Proteção Civil anunciou ainda a disponibilidade do Município da Sertã em ceder instalações e recursos humanos para auxiliar as brigadas de apoio aos lares. No decorrer da sua alocação, José Farinha Nunes destacou “a grande solidariedade que é necessária por estes dias” para travar a atual pandemia.