SERTÃ – Concelho acolhe Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens

SERTÃ – Concelho acolhe Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens

A Casa da Cultura da Sertã acolhe a sessão distrital do Parlamento dos Jovens no próximo dia 21 de março. Trata-se da sessão do Ensino Básico referente ao Círculo Eleitoral de Castelo Branco, que decorrerá entre as 9h30m e as 17h30m. A cerimónia de abertura contará com discursos de Carlos Alberto de Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, Joana Bento, Deputada à Assembleia da República, Cristina Oliveira, Delegada Regional da Educação do Centro e Catarina Durão, Diretora Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e da Juventude. A presente edição tem como tema “Fake News: Que estratégias para combater a desinformação?” e o programa da sessão distrital é composto por momentos de perguntas ao deputado, apresentação e debate de projectos de recomendação, votação do tema a propor à Assembleia da República para debate na próxima edição do programa, debate e aprovação do projeto do Círculo Eleitoral, eleição dos deputados para a sessão nacional e comunicação dos resultados.

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa promovida pela Assembleia da República em articulação com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares/Direção de Serviços da Região Centro e outras entidades, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa. Tem como objetivo incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política, sublinhando a importância da sua contribuição na resolução de questões, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político. Decorre em três fases: Escola, Distrito ou Região Autónoma e Assembleia da República. A sessão distrital que vai decorrer na Sertã irá reunir deputados que representam as escolas de ensino básico do Círculo Eleitoral de Castelo Branco, para aprovar Projectos de Recomendação a submeter à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens e eleger os deputados que os vão representar nessa sessão. Estarão representadas 13 escolas do distrito de Castelo Branco:

– Escola Básica Serra da Gardunha, Fundão;
– Escola Secundária Amato Lusitano, Castelo Branco;
– Escola Básica Pêro da Covilhã, Covilhã;
– Escola Secundária Frei Heitor Pinto, Covilhã;
– Escola Secundária de Fundão;
– Escola Básica e Secundária Ribeiro Sanches, Penamacor;
– Escola Secundária Nuno Álvares, Castelo Branco;
– Escola Básica Cidade de Castelo Branco;
– Escola Básica Padre António Lourenço Farinha, Sertã;
– Escola Básica e Secundária de Alcains, Castelo Branco;
– Escola Básica Afonso de Paiva, Castelo Branco;
– Escola Secundária Campos de Melo, Covilhã;
– Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade, Oleiros.

Refira-se que esta é a segunda vez que a Sertã acolhe a organização de uma iniciativa desta natureza, sendo que em 2014 tinha já acolhido a sessão distrital.

Programa:

09:30—Receção dos convidados participantes
10:00—Cerimónia de abertura
10:15— Período de perguntas ao deputado.
10:45—Apresentação e debate dos Projetos de Recomendação
12:30—Votação na generalidade
12:40—Votação do tema a propor à AR para debate na próxima edição do programa
13:00— Intervalo para Almoço
14:00—Debate e Aprovação do Projeto do Círculo Eleitoral
16:45—Eleição dos deputados para a Sessão Nacional
17:00—Comunicação dos Resultados e eleição do Porta-Voz
17:30—Encerramento