REGIONAL

SERTÃ – ColorADD Social sensibilizou e rastreou daltonismo nas escolas do concelho

Diversas escolas do Agrupamento de Escolas da Sertã acolheram, no final de maio, a iniciativa “ColorADD Social”, um projeto a que o Município da Sertã se associou, através da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, numa iniciativa apoiada pelo Portugal Inovação Social 2030. As ações deste projeto envolveram alunos do 3.º ano do primeiro ciclo do ensino básico (1.º CEB) com vista à sensibilização para o daltonismo e a inclusão de alunos daltónicos nas escolas de 1.º CEB. Este programa incluiu um rastreio precoce do daltonismo, normalmente associado ao rastreio da acuidade visual, realizado por profissionais óticos, assim como as atividades “Ver e Sentir as Cores” ou “Bullying – o lado cinzento da cor”. O projeto contempla também a adaptação das escolas e das bibliotecas escolares ao código ColorADD, uma nova linguagem universal, que permite a identificação de cores por pessoas com daltonismo. Durante a iniciativa os alunos participantes receberam material escolar didático com o código ColorADD, com o propósito de “ensinar” esta ferramenta universal e possibilitar que, durante a realização das ações do “Programa ColorADD nas Escolas”, cada criança pudesse trabalhar com o seu material. Este programa, inclusivo e com um forte impacto social, realiza-se um pouco por todo o país, com resultados positivos não apenas por parte dos alunos mas também dos professores e toda a restante comunidade educativa.