A 1 de abril, inicia-se a série de quatro concertos integrados no FestIn, festival de música portuguesa com identidade cultural muito própria, cuja programação variada e singular pretende fazer chegar a todos a boa música. Promovido pela Câmara Municipal da Sertã, o FestIn irá passar pela Casa da Cultura da Sertã, Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim e Monte da Senhora da Confiança. Do cartaz fazem parte espectáculos de Tio Rex, A Jigsaw, Noiserv e Um Corpo Estranho. Dirigidos ao público em geral, a entrada é livre.
Tio Rex, 1 de abril, 22 horas, Casa da Cultura da Sertã
Tio Rex, também conhecido como Miguel Reis, é um cantautor Setubalense que, recorrendo a delicadas composições de guitarra e munido de uma voz grave, tem vindo a construir o seu próprio imaginário autobiográfico que, de disco para disco, vai ganhando novos capítulos e abordagens alusivas ao mundo que o rodeia. A partir de 2012, os seus desabafos ultrapassaram o medo de ver a luz do dia e passaram a canções. Floresceram a partir de várias histórias reais e imaginárias, que resultaram em três EP’s (Homónino (2012), An Online Release (2012), 5 Monstros (2014) e dois álbuns (Preaching to a Choir of Friends and Family (2013), Ensaio Sobre a Harmonia (2015)).
A Jigsaw, 8 de abril, 22 horas, Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim
A revista francesa “Les Inrockuptible”s afirmou em 2012 que os A Jigsaw eram uma banda a seguir. Em 2014, a mesma revista colocava-os junto de nomes como Tom Waits e Leonard Cohen, aconselhando a não perder de vista este duo conimbricense. Os multi-instrumentistas Jorri e João Rui revelaram recentemente o seu mais recente álbum “No True Magic”. As raízes continuam a ser o Folk, o Blues, a literatura e um conceito: “a imortalidade. Este álbum apresenta também um lado feminino: a norte-americana Carla Torgerson (The Walkabouts, Tindersticks) entrega a sua voz no dueto “Black Jewelled Moon”.
Noiserv, 22 de abril, 22 horas, Casa da Cultura da Sertã
Noiserv surgiu em 2005 pelo músico David Santos e tem vindo a afirmar-se como um dos mais criativos e estimulantes projetos musicais em Portugal na última década. O seu percurso tem sido marcado pela criação de canções capazes de atingir cada individuo na sua intimidade, relembrando-lhe vivências, momentos e memórias intrincadas entre a realidade e o sonho.
Noiserv, a quem já chamaram “o homem-orquestra” ou “banda de um homem só”, conta no seu currículo com o bem sucedido disco de estreia One Hundred miles from thoughtlessness [2008], o EP A day in the day of the days [2010], mais de 4 centenas de concertos por Portugal e resto do Mundo e ainda uma série colaborações em Teatro e Cinema. Em 2013 lançou “Almost Visible Orchestra” que, em 2014, foi galardoado pela SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) como o prémio de Melhor Disco de 2013.
Um Corpo Estranho, 6 de maio, 22 horas, Monte de Nossa Senhora da Confiança, Pedrógão Pequeno
João Mota e Pedro Franco, surgem como contadores de anti-estórias. São eles as duas metades deste agente sonoro que, em pleno processo simbiótico, se propõe alojar nos nossos ouvidos com a intenção assumida de nos legar alguns fantasmas que acreditam ser comuns a todos. Vencedores do Novos Talentos Fnac 2013, eleitos como uma das 8 apostas pela Revista Blitz para 2014 e finalista ao Prémio José Afonso 2015. Em 2016 lançaram o seu segundo álbum de nome “Pulso”.