A Biblioteca Itinerante da Sertã (Biblioandante) vai começar a circular pelo concelho no próximo dia 20 de março. Antes da partida, decorrerá uma cerimónia, pelas 10h30m, onde a nova viatura será benzida e depois apresentada publicamente à população, na Alameda da Carvalha, na Sertã.
Este novo serviço da Câmara Municipal da Sertã, que estará sob a dependência da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, é inspirado nas antigas bibliotecas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian. Aliás, no dia 20 de março, estará em exposição, no local, uma das antigas carrinhas da Gulbenkian. Para o presidente da Câmara Municipal da Sertã, a nova Biblioteca Itinerante “é um sonho antigo da autarquia, que agora se torna realidade graças a uma parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e outras entidades de relevo como a The Navigator Company”. José Farinha Nunes acredita que este projeto “permitirá aproximar o Município da Sertã da sua população, designadamente da que vive mais longe da sede de concelho. Vamos oferecer um serviço diferenciador, que procurará satisfazer algumas das necessidades mais prementes dos nossos habitantes”. O autarca não tem dúvidas de que “com a Biblioteca Itinerante estaremos a inaugurar um novo capítulo no relacionamento entre o Município e os seus munícipes e a dar forma àquilo que sempre foi uma das nossas metas: reduzir as distâncias e oferecer serviços de proximidade”. A nova Biblioteca Itinerante, além de contar com os serviços habituais de uma biblioteca, disponibilizará serviços de apoio à saúde e um posto móvel do Balcão Único do Município. Será assim possível consultar livros e revistas, fazer rastreios de tensão arterial, glicémia e colesterol, preencher e entregar formulários e requerimentos de diferentes serviços, aceder à Internet e fazer fotocópias. Numa fase posterior, será possível efetuar pagamentos numa ATM portátil.
O projeto pretende contribuir ainda para construção de uma memória viva do concelho da Sertã, pelo que, numa segunda fase, dar-se-á início à recolha e difusão do património imaterial do município e também à dinamização do serviço «Ler para quem quiser ouvir», que oferece uma sessão de leitura personalizada ou em grupo, recorrendo a técnicas de biblioterapia. O percurso da Biblioteca Itinerante da Sertã já se encontra definido e, numa primeira fase, contempla diversas paragens em vilas e aldeias do município, designadamente: Sipote, Castanheiras, Ermida, Pombas, Figueiredo, Mosteiro de São Tiago, Troviscal, Carvalhal do Troviscal, Macieira, Valongo, Palhais, Quintã, Castelo, Mourisco, Cernache do Bonjardim, Nesperal, Cabeçudo, Tapada, Bravo, Pedrógão Pequeno, Carvalhos, Pampilhal, Amioso, Codiceira, Várzea de Pedro Mouro, Sambado, Outeiro da Lagoa, Várzea dos Cavaleiros, Maljoga, Viseu Fundeiro, Sesmo, Carvalhal, Santana, Marmeleiro, Aldeia da Ribeira e Maxial da Estrada. A informação sobre os dias, locais e horário de paragem nestes sítios será divulgada oportunamente. Acrescente-se que na primeira paragem da Biblioteca Itinerante em cada uma das vilas e aldeias decorrerá uma pequena sessão festiva, com a presença de contadores de histórias.