Início CULTURA SERTÃ – Academia Sénior dinamizou diversas actividades

SERTÃ – Academia Sénior dinamizou diversas actividades

????????????????

A Academia Sénior da Sertã celebrou a quadra carnavalesca com actividades que se prolongaram por três dias, tendo mobilizado mais de cinquenta participantes, entre alunos, professores e equipa de coordenação da Academia.A 26 de fevereiro, a Academia visitou o tradicional Carnaval do Outeiro da Lagoa e Casais Unidos, tendo participado no animado corso carnavalesco, que invadiu as ruas daquelas localidades da freguesia da Sertã, daquele que é “o Carnaval do Concelho da Sertã”. No dia seguinte, em parceria com Delegação da Sertã da APPACDM, teve lugar o já tradicional Baile de Máscaras, na Casa do Escuteiro, na Sertã. Aquela iniciativa, que contou com animação musical assegurada por três jovens acordeonistas sertaginenses e com um lanche partilhado, permitiu ainda a partilha de experiências e o convívio intergeracional, num espírito de integração e de responsabilidade social. No dia 28 de fevereiro, a Academia rumou até à Mealhada para assistir ao desfile de Carnaval conhecido por ser o mais luso-brasileiro do país, que este ano regressou ao centro daquela cidade bairradina. A animação foi mais do que garantida e os foliões fizeram um balanço muito positivo da visita.

Anteriormente, a 20 de fevereiro, a Academia Sénior da Sertã promoveu a sua terceira edição do Dia do Cogumelo, que mais uma vez contou com a dinamização de José Pais. Participaram 50 pessoas na actividade, cujo principal objectivo consistiu em aprender os tipos de cogumelos podem ser apanhados e confeccionados e quais as principais características distintivas entre as várias espécies existentes na região.José Pais começou por lembrar que este tem sido um inverno difícil para os entusiastas da micologia, devido ao clima pouco chuvoso. Explicou ainda as diferenças entre bons e maus cogumelos e apresentou algumas técnicas relacionadas com a apanha e preparação dos mesmos.

A parte prática da sessão incluiu uma visita de campo, nas imediações da vila da Sertã, onde os participantes apanharam vários tipos de cogumelos, nomeadamente cantharelustubaeformis, pata de carneiro e canthareluscibarius, e aprenderam interessantes curiosidades sobre algumas plantas silvestres, como o cardo mariano ou a erva saramago.A atividade terminou na bancada da cozinha da Casa do Escuteiro e culminou num lanche partilhado, onde foram confecionadas várias iguarias em que o elemento central foram os cogumelos apanhados ao longo do dia, criteriosamente selecionados por José Pais. Entre os pratos confecionados, destaque para o arroz de cantharellus, que fez as delícias dos participantes.

Quer o Dia do Cogumelo, quer as actividades na quadra carnavalesca colocam em evidência o dinamismo da Academia Sénior da Sertã, que se encontra no seu sétimo ano de existência, resultando de uma parceria entre a Câmara Municipal da Sertã e o CCD – Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal da Sertã.