Semana Aberta do Centro de Formação Profissional em balanço

Semana Aberta do Centro de Formação Profissional em balanço

De 13 a 17 de Abril de 2015 realizou-se a Semana Aberta no Serviço de Formação Profissional de Tomar, do Centro de Emprego e Formação Profissional do Médio Tejo, tendo como mote “Inovação e Qualificação”. Tratou-se de uma semana profícua em atividades relacionadas com o contexto formativo mas desenroladas numa dinâmica diferente, através de demonstrações, Workshops, Seminário e encontros temáticos designados de Conversa.Com, com o objetivo de haver uma aproximação à comunidade em geral e de uma forma mais incisiva à comunidade empresarial e aos jovens de forma a mostrar não só a capacidade formativa dos nossos espaços como a capacidade de resposta para áreas de relevância. Na organização do Evento estiveram envolvidos, não só o Serviço de Formação Profissional de Tomar (funcionários, formadores, formandos e ex-formandos) assim como com os Serviços de Emprego – os 4 serviços de L-EFMT, Tomar, Torres Novas, Abrantes e Sertã.

– Sessão de Abertura: Realizou-se a Sessão de Abertura da Semana Aberta em 13 de Abril como início solene de todos os trabalhos e eventos previstos para o decorrer da mesma. Para esta sessão foram convidadas múltiplas entidades da área de intervenção do L-EFMT (empresas, associações comerciais e empresariais, Câmaras Municipais (13 Concelhos) e a CIMT, Juntas de Freguesia, IPSS e outras Associações, Representantes dos Agrupamentos e Escolas, Entidades Civis e Militares, Bombeiros, entre outros). De entre os convites enviados, registo para a presença de cerca de 150 elementos representativos das entidades convidadas. Estiveram também presentes na sessão colaboradores do SFPT, assim como alguns formadores, ex-formandos participantes do Skills 2014 assim como elementos dos júris envolvidos neste último. Iniciou-se a sessão com um vídeo ilustrativo da oferta formativa do SFPT, com imagens alusivas à formação e às oficinas, assim como testemunhos de formandos e de representantes de empresas que acolhem os mesmos na realização de formações práticas em contexto de trabalho, estágios profissionais e/ou de colocações. As intervenções ficaram a cargo da directora do Serviço de Emprego e Formação Profissional do Médio Tejo, Lurdes Fernandes e de Vítor Gil, Delegado Regional de Lisboa e Vale do Tejo. Foi realçado todo o trabalho da formação bem como os espaços formativos, com ênfase nos investimentos na seção de Eletrónica, Energia e Metalomecânica – Soldadura. Foi ainda destacado o investimento futuro que passará pela renovação da seção de canalizações e pela instalação de uma seção de cozinha e mesa bar – tipo Master Chef – que criará condições de excelência nestas áreas. Ocorreu ainda um momento cultural pela Orquestra de Guitarras dos alunos do 5º ano  do Agrupamento Escola Nº 2 de Abrantes. Para finalizar a sessão, os participantes foram divididos em três grupos e convidados a visitar as instalações do SFPT, visita esta conduzida pelos formandos do Curso de Aprendizagem de Rececionista de Hotel. Ao longo da mesma, os participantes tiveram oportunidade de constatar não só a formação in loco que estava a recorrer como todos os espaços oficinais e os investimentos técnicos na requalificação dos mesmos.

– Visitas às instalações do SFPT: Ao longo da semana foram realizadas visitas guiadas a grupos que haviam feito marcação previamente. No entanto, também se asseguraram visitas a todos aqueles que espontaneamente se dirigiram ao Serviço para efetuar a visita decorrente da campanha de divulgação levada a cabo não só via convite formal, como em formato de contacto direto com o público. Estas visitas foram sempre acompanhadas por formandos do Curso de Aprendizagem de Rececionista de Hotel, sendo que em visitas guiadas participaram mais de 1100 pessoas. As várias salas e oficinas: Informática/ Audiovisuais e Produção Multimédia; Costura; Estética/cabeleireiro; Restaurante/Bar / Cozinha; Pastelaria; Mecatrónica Automóvel; Contabilidade / Logística / Vendas / Comércio; Eletrónica e Automação; Eletricidade e Energia; Pneumática e Hidráulica; Serralharia Civil; Serralharia Mecânica; Soldadura; Marcenaria; Canalizações / Painéis Solares Térmicos; Geriatria / Técnico Auxiliar de Saúde; jardinagem e agricultura, receção de hotel e organização de eventos

– Várias dinâmicas da Semana Aberta: Inovação e Eletrónica – Abordagem por Empresas e Instituições de Ensino Superior

 

Decorreu com sucesso, o Seminário “Inovação e Eletrónica” no Serviço de Formação Profissional do Médio Tejo e contou com cerca de 130 participantes no mesmo, jovens e empresas. O primeiro painel, subordinado ao tema Inovação no mundo empresarial – Aplicações Tecnológicas no processo de Produção e de Comunicação, teve início pelas 10h00 e contou com a presença de Luis Vicente, administrador da Tema Home, do Representante do Administrador Delegado da empresa Resitejo, Carlos Carrão, e de Henrique Mourisca, diretor do CENIT de Tomar – IBM/Softinsa. No segundo painel “Abordagens no Domínio do Saber” e a representar a investigação registo para a presença de João Lemos – Docente e Investigador na Universidade de Aveiro, que abordou a inovação nos dispositivos médicos. Também foi orador José Fonseca – também Docente e Investigador na Universidade de Aveiro, que apresentou a empresa Micro I/O Lda, uma empresa de inovação na área da eletrónica, especializada na criação de soluções integradas de software e hardware, desenvolvidas à medida. A sessão terminou com o discurso de Lurdes Fernandes, Diretora do Serviço Profissional do Médio Tejo que mencionou que inovação é, acima de tudo, uma questão de atitude que devemos adotar enquanto cidadãos nas diferentes esferas da sociedade em que nos encontramos inseridos. Terminou sublinhando a importância de inovarmos cada vez mais pois quem inova fica em posição de vantagem em relação aos demais. No final da sessão todos os oradores e participantes foram convidados a fazer uma visita guiada às instalações.

Dia do Empresário: Com o envolvimento dos empresários se promove o emprego de formandos qualificados – a importância da certificação (espaços, formadores e formandos)

Houve um dia, em destaque para os empresários em que se implementou um horário mais alargado até às 21h00, sendo as visitas asseguradas por Técnicos do Serviço. No âmbito das visitas houve também um acompanhamento dos empresários nomeadamente, por parte do Serviço de Emprego. Os empresários de diversas atividades aceitaram este convite com a perspectiva de conhecer o espaço formativo. Uma das frases de emblemáticas deste grupo de empresários, é “Mudando a forma como o Mundo faz negócios”, na mesma perspectiva disseram que o Centro está a “mudar a forma de abrir as portas às empresas e à qualidade na formação profissional”. Às 9h30 decorreu um pequeno-almoço com empresários, com 17 participantes – grupo BNI, seguido de visita às instalações. Das 14h às 17h decorreu no Serviço Profissional de Tomar o evento Conversa.com subordinado ao tema Metalomecânica: desafios, inovação e qualificação. As conversas.com dividiram-se em dois temas: A certificação ATB no Serviço de Formação Médio Tejo e a Inovação e qualificação da indústria metalomecânica. Várias empresas do ramo, a saber Metalguia, Futrimetal, Grupo Aníbal Cristina, Equipamentos Poço, Comet, Fabriscape, JJ Esperança, Grupo Lena, Rações Zêzere. Estiveram ainda presentes dois ex-formandos da área que destacaram a importância da formação para a inserção no mercado de trabalho. Ao todo o evento em questão contou com cerca de 50 participantes. No final fizeram a visita guiada, sendo o ponto alto da mesma para estes empresários a oficina de soldadura. A partir das 19h00 até às 21h00 decorreu uma iniciativa “Café com Todos” com o objetivo de ter portas abertas aos empresários e comunidade em geral.

Workshops e Demonstrações: Pelo 2º ano consecutivo, foram dinamizados um conjunto diversificado de Workshops e Demonstrações representativos das diversas áreas profissionais e oficinas existentes, dirigidos à comunidade em geral. Workshops – “A costura nas Compras” e “Saia Base e Amigas”; “Bolacha com fibra”, “Massas de Pastelaria e Panificação” e “Cozinha Saudável”; “Auto maquilhagem”; “Sabonetes de Azeite a frio”

Demonstrações – “Produção e utilização de Gin” e “Free style de bar”

Na sua maioria estas atividades decorreram após as 18h, para permitir a participação de todos os que o desejassem. A adesão superou as expectativas. Participaram cerca de 200 pessoas entre workshops e demostrações.

Foram também realizadas:

À Conversa.Com

Conversa. Com – “Programa Investe Jovem”

Este encontro temático foi promovido pela Delegação de Lisboa e Vale do Tejo, para dar resposta a um público composto por Técnicos dos vários serviços e para cerca de 80 jovens licenciados até aos 29 anos, com o intuito de apresentar a nova medida Investe Jovem. Este programa consiste em apoio técnico e financeiro na criação do próprio emprego. Todos os presentes, no caso dos jovens, eram potenciais destinatários da medida.

Conversa.Com – “Inovação Eletrónica e as Pessoas”

A temática da sessão abordou dois dos mais recentes casos de inovação tecnológica e aproximação da eletrónica à realidade das necessidades reais dos cidadãos. Destaca-se o projeto “Mil Brinquedos, mil sorrisos” que, já em 2015, foi distinguida pelo Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social – MIES na categoria ES+, como iniciativa de alto potencial em inovação e empreendedorismo social, contando com o alto patrocínio de Maria Cavaco Silva. Parte do pressuposto que, quando as crianças brincam, conhecem-se a si mesmas e aos outros. Descobrem o Mundo. Exercitam novas habilidades. Criam vínculos. Desenvolvem-se aos níveis cognitivo, psicomotor e afetivo. No entanto, as crianças especiais são confrontadas com obstáculos que as impossibilitam de usufruir destes momentos. É aqui que o Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID), do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), tem vindo a intervir, através da Campanha “Mil Brinquedos Mil Sorrisos”. Esta campanha tem entregue brinquedos adaptados a crianças especiais, que lhes possibilitam gozar de atividade lúdica e situações de brincadeira com outras crianças, favorecendo a sua inclusão na sociedade. Na sequência da sessão, e face à adesão de formadores e formandos, poderá iniciar-se uma parceria entre o Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL-ESTG e o Serviço de Formação Profissional de Tomar, no sentido de contribuirmos ativamente para este meritório de trabalho.

Conversa.Com – “Sexualidades”

O encontro temático resultou do âmbito de uma formação contínua de formadores na área da sexualidade. Foi endereçado convite a Vânia Beliz – Psicóloga e Sexóloga para dinamizar a temática em que abordou os seguintes tópicos: o tabu da sexualidade, sexualidade igual para todos, sexualidade em pessoas com necessidades especiais e sexualidade para jovens. A oradora trabalha com crianças e jovens, idosos e público de um modo em geral. Participa num Programa da SIC Radical e escreve no blog MariaCapaz e escreve para a revista Sábado, tendo sido o rosto impulsionador da “conhecida mala vermelha. Contou com a presença de cerca de 40 participantes, no qual houve um debate animado prolongando a Conversa.Com por cerca de 3 horas.

– Entrega de Certificados a Formandos/as: Realizou-se a Cerimónia de entrega de certificados a formandos, ferramenta para a integração no mercado de trabalho. Esta cerimónia foi presidida pelos elementos dirigentes do L-EFMT, tendo sido entregues certificados de conclusão a cerca 120 formandos de vários cursos. Destaca-se a entrega dos primeiros certificados aos formandos que se certificaram em soldadura de acordo com a Norma Europeia e sob os desígnios da Federação Europeia de Soldadura.

– Participação e Organização na Semana Aberta: Na sexta-feira, 17 de abril, realizou-se também a entrega de Certificados de Participação na Semana Aberta às 25 turmas, ex-formandos, jovens, da APZ de Técnico de Manutenção Industrial, como ex-formando EFA NS de Técnico de Contabilidade, envolvidas na preparação e dinamização deste evento, assim como ao corpo formativo (cerca de 100 formadores) e técnico do Serviço de Formação (40 funcionários).

– Encerramento da Semana Aberta 2015: O evento Semana Aberta 2015, este ano dedicado à temática “Inovação e Qualificação”, integrou no seu programa a atividade “Caminhada pela História”, a qual decorreu na passada sexta – feira, 17 de Abril, na Mata dos Sete Montes. Organizada pelos formandos e formadores do grupo de Organização de Eventos, com a colaboração voluntária da guia Melanie Nascimento, enriqueceu a experiência, indo, ao longo do percurso, contextualizando historicamente os vários elementos, culturais e naturais, deste fabuloso património e de Hélder Faria, que capitalizando a sua vasta experiência no uso das novas tecnologias no âmbito desportivo.