A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, em conjunto com os seus parceiros Municípios de Abrantes, de Constância e de Sardoal, encontra-se a dinamizar uma sessão de apresentação do projeto AO.RI – Artes e Ofícios do Ribatejo Interior, que irá decorrer no próximo dia 19 de março, no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal. Esta sessão pretende apresentar o projeto AO-RI – Artes e Ofícios do Ribatejo Interior, realçando a importância de promover e valorizar as artes e ofícios tradicionais, que são representativas das vivências, os saberes-fazer, a identidade e cultura deste território. Neste sentido, no dia 19 de março, promove-se a integração dos participantes deste projeto com a comunidade, demonstrando as suas áreas de atuação num projeto que, além de pretender valorizar as artes e ofícios tradicionais, tem como objetivo complementar a oferta dos produtos turísticos do Médio Tejo.
A sessão de apresentação do projeto contará com diferenciadas intervenções. Começará com Jorge Brandão, Vogal Executivo do Centro 2020, que apresentará a perspetiva da valorização do património identitário da região Centro, seguindo-se Conceição Pereira, Coordenadora da TAGUS, que fará o enquadramento do projeto AO.RI. Por sua vez, Paulo Passos, Diretor criativo da Napperon, comunicará sobre o desenvolvimento da imagem do projeto, e Paulo Lima, Antropólogo, explicará como se vai desenvolver o levantamento histórico das artes e ofícios do Ribatejo Interior. As intervenções terminarão com Luís Rocha, Diretor do CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, cujo tema é a qualificação e o e reconhecimento dos artesãos, como forma de profissionalizar e desenvolver o artesanato. Neste evento, será oficializada a assinatura do protocolo de colaboração entre a TAGUS e o CEARTE, no âmbito deste projeto, envolvendo presidentes dos Municípios de Abrantes, de Constância e de Sardoal, e Luís Rocha, Diretor do Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património. Este protocolo pretende, através de formações de curta duração, desenvolver a competitividade dos artesãos, disponibilizando-lhes ferramentas de apoio que os auxiliem a (re)pensar o seu negócio. Também se realizarão workshops de iniciação às atividades tradicionais, dirigidos a jovens locais envolvidos nas áreas das artes e design, e outros potenciais interessados, que irão conhecer as técnicas de saberes-fazer tradicionais. Desta forma, assegura-se a sua preservação e serão estimulados futuros projetos de empreendedorismo, que garantirão a continuidade da produção.
O evento engloba uma vertente expositiva referente às artes e ofícios do Ribatejo Interior, que se traduz numa exposição do artesanato emblemático dos municípios de Abrantes, Constância e Sardoal, seguindo-se uma degustação de produtos locais, que encerrará o evento.
A entrada no evento é gratuita, mas é necessária inscrição prévia, através do e-mail tagus@tagus-ri.pt ou do telefone 241 106 000.
O projeto AO.RI – Artes e Ofícios do Ribatejo Interior é resultado de uma candidatura ao Programa Operacional do Centro, e cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional.