A Câmara Municipal do Sardoal, em parceria com a Liga dos Combatentes, inaugurou no passado dia 18 de Fevereiro, Sábado, um monumento de Homenagem aos Combatentes do Concelho. O monumento, situado no Jardim da Tapada da Torre, visa ser um reconhecimento aos combatentes que pereceram mas também aos que regressaram. Os elementos foram pensados para que esteja representado o País e os descobrimentos e campos de batalha na parede de betão com a esfera armilar, os combatentes nas paredes de tijolo e as adversidades nas pedras da base.
Na cerimónia houve lugar ainda à bênção do monumento, deposição de flores em homenagem e ainda para a cerimónia militar.
A Hertz marcou presença na cerimónia e falou com Miguel Borges. O autarca sardoalense começou por explicar as duas iniciativas que decorrem no seu concelho: a exposição evocativa dos 100 anos da 1ª Grande Guerra e a inauguração do monumento em homenagem a todos os combatentes do Sardoal.
Joaquim Chito Rodrigues, presidente da Liga dos Combatentes, também marcou presença e referiu que as guerras são um mal necessário e que todos os combatentes são combatentes pela paz e que as homenagens começam a ter eco um pouco por todo o país.
O Presidente da Associação de Deficientes das Forças Armadas, José Arruda, explicou que foi uma honra ter sido convidado para esta cerimónia para poder prestar homenagem a todos os combatentes.