SARDOAL – Feira de São Simão é nesta sexta-feira… em memória dos...

SARDOAL – Feira de São Simão é nesta sexta-feira… em memória dos ‘capuchos’ que visitavam a região para comércio de cereais e frutos secos

A tradicional Feira de São Simão está de volta às ruas da Vila de Sardoal, já nesta sexta-feira. Castanhas, nozes, amêndoas ou figos secos, serão alguns dos ingredientes, num evento que se caracteriza pelo comércio de cereais e de frutos secos próprios deste período sazonal. Com fortes raízes na história e cultura daquele concelho do Médio Tejo, a Feira de São Simão realiza-se sempre a 28 de outubro por ser este o dia escolhido para a chegada dos “Capuchos”, como eram designados os grupos de homens e mulheres oriundos da Beira Baixa que se deslocavam para a região na época da apanha da azeitona. Como refere o presidente do Município do Sardoal, Miguel Borges, apesar da concorrência das grandes superfícies o certame não está em risco:

As questões do ruído e da segurança levam a que haja moradores a defender a realização do certame numa zona mais periférica da Vila. Miguel Borges adverte que essa pretensão condenaria a realização da Feira: