O Sardoal associou-se ao Luto Nacional, decretado pelo Governo nesta sexta-feira em memória dos incêndios que assolaram o Norte e Centro de Portugal durante os últimos dias. Nesse sentido, a programação das Festas do Concelho que estava prevista para este primeiro dia fica sem efeito, sendo que a componente de animação musical foi adiada para segunda-feira, dia 23. A partir deste sábado, o programa irá decorrer normalmente, desde logo com a abertura oficial, marcada para as 15 horas. Em declarações à Hertz, Miguel Borges, presidente da autarquia sardoalense, deixou claro que esta decisão é uma homenagem às populações afetadas pelos incêndios, bem como ao sofrimento de familiares e amigos que viram vidas ceifadas»:
Este domingo, dia 22 de Setembro, fica marcado pela celebração do Dia do Concelho, numa iniciativa que terá lugar às 18 horas, no Centro Cultural Gil Vicente. Está confirmada a presença do Ministro da Presidência, António Leitão Amaro. Miguel Borges antecipou o que irá acontecer:
Alteração do programa – Toda a animação prevista para hoje, 20 de setembro, foi cancelada. A Mostra de Saberes e Sabores e as tasquinhas estarão a funcionar normalmente sem música e a animação programada para depois das 00h00 mantem-se inalterada. Deste modo, a Cerimónia Aberturas das Festas do Concelho decorrerá no sábado, dia 21, pelas 15 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e a inauguração da Exposição “Meio Século de Paixão pela Fotografia”, de Conde Falcão, decorrerá às 18 horas, seguindo-se a apresentação do livro “Dias Festivos na Terra”, de José Geraldo e Conde Falcão, no Centro Cultural Gil Vicente. A animação musical prevista para hoje passará para segunda-feira, dia 23, com a atuação do Grupo de Concertinas “Os Terra da Couve de Valhascos”, às 18h30m, na Praça Nova e o Concerto de Sebastião Antunes & Quadrilha, às 21h30m, na Praça da República.