SANTARÉM – Vítor Melícias apresenta “As Santas Casas, Rosto da Misericórdia”

SANTARÉM – Vítor Melícias apresenta “As Santas Casas, Rosto da Misericórdia”

Vitor Melícias apresenta “As Santas Casas, Rosto da Misericórdia”, na 64ª Sessão Extraordinária da Assembleia de Investigadores do CIJVS – Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, no próximo dia 15 de dezembro, às 18h30, na Casa de Portugal e de Camões, com entrada livre. Vítor José Melícias Lopes, Padre Franciscano português, ordenado sacerdote franciscano, licenciou-se em Direito Canónico em Roma, Itália, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, e em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa. Entre 1965 e 1970, lecionou Direito Canónico no Instituto Superior de Estudos Eclesiásticos e no Seminário dos Franciscanos, em Lisboa.

A par das suas funções como sacerdote, Vítor Melícias acumulou dezenas de cargos ao longo da sua vida, muitos deles de grande importância, sempre na área da solidariedade social: em 1991, assumiu a Presidência da União das Misericórdias Portuguesas e, dois anos depois, foi eleito Presidente de Honra da Confederação Internacional das Misericórdias. Desde 1998, membro efetivo do Comité Económico e Social da União Europeia e, em 1999, foi nomeado como Comissário Nacional para apoio à Transição em Timor-Leste. Melícias integrou ainda Conselhos de diversas instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, a Universidade de Coimbra, a Fundação Montepio Geral, a Fundação Ilídio Pinho e a Fundação da Juventude.

Para além destas actividades e do sacerdócio, Vítor Melícias tem procurado estar ligado à docência, nomeadamente, no Instituto Superior de Teologia de Évora e na Universidade Católica Portuguesa, onde lecionou Filosofia do Direito e Direito Canónico. Foi ainda professor de Ética e Gestão de Empresas, no Instituto Superior de Novas Profissões. www.cm-santarem.pt