SANTARÉM – Verão In.Str arranca hoje

SANTARÉM – Verão In.Str arranca hoje

O Verão In.Str… é um espanto! continua a animar o centro histórico de Santarém com uma programação diversificada e abrangente, destinada a diferentes públicos. São dezenas de eventos, inseridos num projeto que obteve duas distinções nas primeiras edições, atribuídas pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que considerou a iniciativa lançada pela Câmara Municipal de Santarém como o melhor evento cultural a nível local. Este ano, a festa estende-se ao longo de três meses, entre os dias 21 de Junho e 23 de Setembro.

Nesta sexta-feira, 21 de julho, haverá Animação de Rua – Popular INATEL na Rua com a presença dos Human’Art e as suas artes circenses, entre as 13h e as 18h nas ruas do Centro Histórico da cidade. O Centro Cultural Regional de Santarém acolhe no Fórum Actor Mário Viegas, também hoje, a partir das 21h30, o espetáculo Jazz ao Centro. No Auditório do Jardim Portas do Sol, depois das 22h, tem lugar o concerto RPH Rock in Santarém, com a atuação da banda Fun2rock, com o apoio da RPH Imobiliária.

No sábado, 22 de julho, o centro histórico de Santarém acolhe mais uma manhã In.Tradição – Popular INATEL na Rua. Na Praça Visconde Serra do Pilar (Praça Velha/Largo de Marvila), a partir das 11h, haverá uma reconstituição da plantação do arroz e almoço no campo; jogos tradicionais, para além de outras recriações do trabalho das lavadeiras do rio; malha do trigo e baile antigo, bem como um mercado tradicional. Tudo isto a cargo do Rancho Folclórico do Granho, Salvaterra de Magos, e do Rancho Folclórico da Ribeira de Santarém. No Jardim Portas do Sol, decorre uma nova sessão de Yoga, a partir das 11h, com apoio da Associação Movimento Aberto e da Federação Portuguesa de Yoga. Na mesmo Jardim Portas do Sol, tem lugar a, habitual, Animação Desportiva para Crianças, da responsabilidade da grande superfície desportiva Decathlon, entre as 11h e as 13h.

Na livraria Aqui Há Gato, também no sábado, 22 de julho, às 12h, casa da ilustre Maçaroca, a gata mais conhecida de Santarém, realiza-se uma Oficina de Arte, desta vez dedicada a “Raspar CDs”. A atividade pretende levar as crianças a criarem uma decoração original que poderá ser colocada nas paredes. Na Igreja de Marvila, a partir das 16h, realiza-se um concerto com o Coro Jubilare, com o apoio da ação Popular INATEL na Rua.

À noite, pelas 21h, continua com o III Ciclo de Órgão de Santarém, desta vez com um concerto de “Música do Séc. XX”, com a participação de um coro e órgão, na Igreja Catedral, na Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário). A Orquestra de Sopros de Ourém e a Banda da Sociedade Filarmónica Alcanedense atuam no auditório do Jardim Portas do Sol, a partir das 22h, de sábado, 22 de julho, em mais uma ação integrada no Popular INATEL na Rua.

Na terça-feira, 25 julho, é exibido na Praça Oliveira Marreca, na Ribeira de Santarém, mais um filme com o apoio do Cineclube de Santarém. A pelicula “Refrigerantes e Canções de Amor”, de Nuno Markl e Luis Galvão Teles vai ser projetada a partir das 22h. Na tarde de quarta-feira, 26 de julho, vai acontecer uma Festa do Verão no Museu Diocesano de Santarém, partir das 15h30, na Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário). Ainda na quarta-feira, o centro histórico de Santarém recebe a segunda sessão de cinema apoiada pelo Cineclube de Santarém. O Pátio 102 (antigo pátio da Caravana) é agora o novo local onde serão exibidos todos os filmes, sempre a partir das 22h. “Refrigerantes e Canções de Amor”, de Nuno Markl e Luis Galvão Teles é a fita escolhida para dar início a este ciclo de cinema.

Na noite de 27 de julho, quinta-feira, depois das 21h30, a Fundação Passos Canavarro, é palco de um recital de piano, canto e leitura, denominado Folhas Caídas – Sensucht e Saudade. A exposição de fotografia do escultor João Cutileiro, Registos 1952-2017, é inaugurada no Palácio Landal, pelas 18h, no Largo Padre Francisco Nunes da Silva (Largo Padre Chiquito).

Finalmente, a 27 de julho, realiza-se a última noite In.Downtown, numa parceria com a ACES, a associação de comerciantes local, que pede aos lojistas do centro da cidade para manterem as portas das lojas abertas, pelo menos, até às 23h. Assim, logo a partir das 21h30, no centro histórico de Santarém vão acontecer diversas atividades, como um espetáculo a cargo da Banda do Xartinho, no Largo Padre Francisco Nunes da Silva; Pedro Santos Rosa mostra os encantos do seu saxofone na Praça Visconde Serra do Pilar (Praça Velha), às 22h; pela mesma hora, a Magia com Barata Merlin toma conta da Rua Capelo & Ivens, em frente ao Posto de Turismo, enquanto o espaço junto do “Atelier Árvore da Vida” terá uma noite de animação a cargo desta loja na Rua Capelo & Ivens, nas traseiras da Igreja de São Nicolau. Paralelamente, as ruas do centro histórico, vão ser percorridas pelos elementos do coletivo Human’Art, empenhados em mostrar a sua arte, inspirada em alguns números de circo. www.cm-santarem.pt