SANTARÉM – Verão In.Str 2022 – Festival das Artes e da Cultura

SANTARÉM – Verão In.Str 2022 – Festival das Artes e da Cultura

O festival inicia-se com noite de cinema com documentário sobre a vida da diva Maria Callas

Na noite de quarta-feira, 17 de agosto, a partir das 22 horas, tem lugar mais uma sessão de cinema na zona do Sacapeito, junto das antigas piscinas municipais. Desta vez, será exibido o documentário ‘Maria by Callas’, do realizador estreante Tom Volf, onde se juntam entrevistas, filmagens inéditas ou imagens de arquivo, desvendando a pessoa por detrás da diva. Maria Callas, de seu nome verdadeiro Maria Anna Sophie Cecilia Kalogeropoulos, nasceu em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), em 1923, no seio de uma família de imigrantes gregos. Revelou desde tenra idade um imenso talento para o canto. Abandonou os EUA em 1937, para estudar no Conservatório de Atenas. A estreia em palco aconteceu no prestigiado teatro La Scala, em Milão, Itália, tendo sido o início da carreira de sucesso de uma diva da ópera e uma das sopranos mais famosas de todo o mundo. Callas morreu em 1977, sendo ainda hoje apontada como uma das mais belas vozes femininas do século XX. A sua reputação prende-se tanto com o desempenho profissional como com o temperamento tempestuoso e volátil, onde ganhou notoriedade também pela vida pessoal, nomeadamente graças ao seu casamento com o milionário grego Aristóteles Onassis.

 Manuel Brito Trio atua no bairro de São Domingos

Na quinta-feira, 18 de agosto, a partir das 22 horas, o bairro de São Domingos recebe a visita do Manuel Brito Trio. Os artistas prometem oferecer uma noite de música que vai certamente animar este populoso bairro de Santarém, ao som de temas que percorrem a história da música popular das últimas décadas.

 Olavo Bilac regressa a Santarém e oferece espetáculo dedicado à música de José Cid

Para sexta-feira, 19 de agosto, depois das 22h, no Largo do Seminário, está prometido o regresso do cantor Olavo Bilac a Santarém, onde vem apresentar um espetáculo ‘Celebrar Cid’, criado especialmente para a ocasião. O antigo cantor dos Santos & Pecadores, e também dos Resistência, vai ser acompanhado em palco por músicos escalabitanos que vão viajar pela música do popular cantor José Cid.

Feira de artesanato na Rua Serpa até final do In.Santarém

No sábado, dia 20 de agosto, a Rua Serpa Pinto anima-se para mais um dia de feira de artesanato, entre as 10h e as 17h. A feira conta com a colaboração e a participação dos comerciantes instalados naquela importante artéria do centro histórico de Santarém, mas estendeu igualmente o convite a diversos artesãos para exporem os seus artigos e produtos. A feira de artesanato prolonga-se até ao final do In.Santarém, estando previsto que a última se realize no dia 17 de setembro.

Manhã In.Tradição com danças e cantares do Rancho Folclórico do Cartaxo

Na manhã de sábado20 de agosto, a partir das 10h30, o Rancho Folclórico do Cartaxo vem desfilar e mostrar pelas ruas do centro histórico de Santarém, as suas danças e cantares tradicionais.

O conceito In.Tradição acontece todos os sábados de manhã, até ao dia 17 de setembro, e inclui um cortejo que começa no Largo do Seminário, percorrendo depois as ruas Capelo Ivens e 1.º de Dezembro, Praça Velha, Rua Serpa Pinto, terminando no mesmo local de onde partiu. O circuito inclui várias paragens ao longo do caminho, onde os grupos apresentam pequenos apontamentos das suas danças e cantares.

Paulo Patrício leva Amália & Companhia ao Sacapeito

Na manhã de sábado, 2o de agosto, entre as 10h30 e as 12h30, o ator Paulo Patrício vai visitar e passear pela zona do Sacapeito, no planalto escalabitano. O artista vai apresentar o espetáculo Amália & Co. Fados e Gargalhadas, onde nos conta a história de Ernesto Miguel, um jovem nascido e criado numa casa de fados de Alfama e a sua aventura para fazer reviver a maior voz de sempre do fado português, Amália Rodrigues. Com esta animação de rua, Paulo Patrício, inventou uma divertida forma de se ouvir fado na voz da saudosa ‘Rainha do fado’.

Histórias de Sonho com Aqui Há Gato no Alto Bexiga

Na tarde de sábado, 20 de agosto, pelas 18h30, no Alto Bexiga, vai ser tempo para contar ‘Histórias de Sonho’ com o Aqui Há Gato. Sofia Vieira, contadora de histórias que tem encantado miúdos e graúdos, vai animar o espaço com as melhores, as mais divertidas, as que fazem pensar, as que fazem sentir e as que fazem crescer lendo.

Jogos e brinquedos tradicionais na Ribeira de Santarém

No bairro da Ribeira de Santarém, a partir das 18h30, de sábado, 20 de agosto, vai decorrer uma animação de rua dedicada a jogos e brinquedos tradicionais. A iniciativa destina-se a recordar e a mostrar como eram as antigas brincadeiras de outras gerações. O projeto apela à participação de crianças a partir dos quatro anos de idade e tem curadoria de Carla e António Heitor de Matos, que se têm dedicado à recolha, divulgação, sensibilização e demonstração de jogos tradicionais portugueses. Os jogos serão escolhidos conforme o terreno e colocados nesse espaço público onde as crianças e adultos poderão participar livremente.

Concerto de Surma na Praça Velha

Na noite de sábado, 20 de julho, a cantora Surma atua na Praça Velha, a partir das 22 horas. A artista frequentou o curso de jazz no Hot Club, na especialidade de contrabaixo e voz, tendo igualmente desenvolvido trabalho em produção audiovisual. Foi a partir desta altura que criou o universo de Surma, nome artístico pelo qual responde e a partir do qual explora ambientes sonoros e fronteiras entre géneros musicais. O disco de estreia recebeu boas recensões na Imprensa e crítica nacionais, sendo considerado um dos melhores trabalhos editados em 2017. Foi o início de um reconhecimento que a levou a ser nomeada entre os 20 melhores discos europeus. Ao longo dos anos atuou em 15 países e tocou nos mais conhecidos festivais de música que se realizam em Portugal. Foi ainda nomeada para os Prémios Sophia pela banda sonora que criou e interpretou para o filme ‘Snu’, sobre a vida e o percurso da companheira do antigo primeiro-ministro, Francisco Sá Carneiro, falecido num intrigante acidente aéreo em dezembro de 1980.

Recital de Agosto na Catedral de Santarém

Catedral de Santarém vai ser o palco para da 3ª edição do Recital de Agosto, a partir das 21 horas, de sábado, 20 de agosto. Será apresentado um espetáculo que inclui canto lírico, desde o sacro à ópera, canção, musical e zarzuela, estando confirmadas as presenças dos músicos Nuno Margarido Lopes, piano, e Mariana Castello-Branco.

O Recital de Agosto é um evento anual realizado em parceria com a Diocese de Santarém e o Museu Diocesano de Santarém, com o objetivo de oferecer um momento musical na cidade natal de Luiza Andaluz, por ocasião da comemoração do dia da sua morte, que ocorreu no dia 20 de agosto de 1973. O evento tem entrada gratuita, embora seja recomendado que o público reserve o seu lugar através do e-mail geral@lacc.pt ou do WhatsApp +351 938 829 003.