Início REGIONAL SANTARÉM – Troço da Ribeira de Perofilho é devolvida aos cidadãos

SANTARÉM – Troço da Ribeira de Perofilho é devolvida aos cidadãos

O projeto Reabilitar Troço a Troço (RTT) do Município de Santarém desenvolvido pela Equipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade (EMAS), é uma marca de sustentabilidade do Território. Foram atingidos mais de dois quilómetros e meio de Rota de Reabilitação de Rios com a 19ª ação RTT na Ribeira de Perofilho, na União de Freguesias da Romeira e Várzea do concelho de Santarém. O RTT é um projeto de engenharia do ambiente e de participação pública inovador que envolve as pessoas e as instituições no Bem comum que são os nosso rios e ribeiras. Esta ação do RTT, integrou a Conferência Repaginar Rios e Ribeiras, organizada pelo Município, e contou com a presença de mais de 100 cidadãos que ativamente dedicaram o seu dia à melhoria do ecossistema ribeirinho. Estiveram presentes a Senhora Vice-presidente da CMS, Inês Barroso, Artur Colaço, Presidente da União de Freguesias da Romeira e Várzea, a equipa da EMAS, elementos do SEPNA-GNR, Aldo Freitas, da EcoSalix – Sistemas Ecológicos de Engenharia Natural, os participantes da Conferência Repaginar Rios e Ribeiras e a especial presença do Senhor Pároco Ricardo Pinto e dos Escuteiros do Agrupamento 1111.

O trabalho de reabilitação foi intenso e enriquecedor pelo envolvimento e partilha dos vários grupos nas diversas técnicas de engenharia natural aplicadas na reabilitação de cerca de 100 metros da ribeira de Perofilho designadamente a estacaria viva, entrançado vivo e uma faxina viva com 10 metros de salgueiro, os gabiões, as mantas orgânicas de fio de coco, os biorolos com plantas aquáticas como tabúas e lírios, e diversas plantações autóctones ao longo do talude: amieiros, loureiros, murtas, borrazeiras-preta, sanguinhos d’água, sanguinhos das sebes, jasmineiros do monte, azereiros, loendros e alecrins.

O RTT é um projeto de capacitação para a inovação na gestão sustentável da Água, comprometido com a dinâmica de participação ativa dos cidadãos na conservação dos habitats ribeirinhos que se pretendem de boa qualidade das massas de água, com galerias ripícolas bem desenvolvidas e ricos em biodiversidade. As boas vindas à reabilitação pela Rã-de-focinho-pontiagudo discoglossus galganoi espécie endémica da Península Ibérica com estatuto de ameaça no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal e pela enguia anguilla anguilla com estatuto de conservação em perigo (Livro Vermelho dos Vertebrados, 2006) , reforça a oportunidade e importância deste projeto concebido a nível local com efeitos positivos a nível global. www.cm-santarem.pt