O selo Portugal Sou Eu preparou um programa para festejar o Dia da Produção Nacional, assinalado a 26 de abril. O programa engloba iniciativas em todo o país e chega a Santarém já no próximo dia 2 de maio. A NERSANT é coorganizadora da iniciativa. Depois de passar por Lisboa e Porto, o Portugal Sou Eu vai agora iniciar uma digressão nacional. Santarém é o próximo destino, integrada nesta tournée que vai percorrer mais de 1800 quilómetros divulgando a iniciativa de identificação e certificação da produção lusa.
Para o painel estão já confirmados Mónica Venda (Vegan Cheesy), com a intervenção “Empreender no Ribatejo estimulando a Produção em Portugal” e Carlos Lopes de Sousa, Presidente do Agrocluster Ribatejo, com a intervenção “Agroindústria no Ribatejo, uma fileira com elevada incorporação nacional”. Encerra este painel o Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves.
Às 11h00, dar-se-á início a uma sessão de ativação da marca Portugal Sou Eu, onde, entre outras atividades, serão apresentados alguns produtos regionais que utilizam este selo, como é o caso da Mundiarroz, Casa Cadaval, Bee Iellow e Herdade da Fragaria. Após interrupção para almoço, segue-se às 14h00 uma prova de degustação (“Molhos e Temperos com sabor a inovação”), pelo Chef Nuno Rasteiro da empresa da Golegã, Mendes Gonçalves, S.A. O evento encerra às 17h00 após atuação de um Rancho Folclórico local. A participação no evento é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória que deverá ser efetuada no portal da NERSANT, em www.nersant.pt.
Depois de Santarém, a “Tour Portugal Sou Eu” vai ainda estar nos distritos de Leiria, Coimbra, Bragança, Aveiro, Braga, Guimarães, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja. De referir que o Selo “Portugal Sou Eu” é atribuído aos produtos e serviços com base em critérios de incorporação nacional, marcas e patentes, emprego nacional e valor acrescentado nacional da empresa. O programa valoriza, através do Selo, a produção nacional de produtos, serviços e artesanato.