Início REGIONAL SANTARÉM – Tiroteio entre habitantes de bairro social causa um ferido e...

SANTARÉM – Tiroteio entre habitantes de bairro social causa um ferido e ainda o pânico entre automobilistas e transeuntes

Um barril de pólvora! É desta forma que se pode classificar a zona de Vale de Estacas, em Santarém, palco, ao final da tarde desta terça-feira, para um tiroteio que envolveu habitantes de um bairro social que está na rua Comandante José Carvalho. Um homem, com cerca de trinta anos, foi mesmo atingido com um dos projécteis disparados e está, nesta altura, num Hospital de Lisboa, para onde foi transferido já que os ferimentos, na face, obrigaram a intervenções cuidadas ainda que não se encontre em perigo de vida, conforme a Hertz pôde apurar. Tudo indica que a vítima reside no Bairro. Para além deste homem, há a registar outro ferido, precisamente uma mulher, na sequência de alguns acidentes de viação que aconteceram naquela artéria. Perante a troca de tiros em plena via pública, perto de uma marisqueira situada no cruzamento da Comandante José Carvalho com a rua do Bairro 1º de Julho, os automobilistas que presenciaram a situação assustaram-se, como é normal, e quiseram inverter o sentido de marcha, provocando o pânico naquela zona. E os referidos acidentes aconteceram. Depois de buscas realizadas, durante a noite, a um dos prédios de onde terão sido feitos disparos, foi identificado um suspeito. Nesta altura, a Polícia Judiciária está à frente das investigações sendo que, ainda na manhã desta quarta-feira, a PSP estava no local ainda que de forma não muito reveladora.

Este exemplo de insegurança é frequente na rua Comandante José Carvalho. Há poucos meses houve registo para outro tiroteio, nessa altura na via que separa o McDonalds e a Cervejaria «Sousa». Também nessa ocasião, por sorte, automobilistas e transeuntes não foram apanhados na troca de tiros. Os habitantes daquela artéria queixam-se da passividade da Câmara Municipal de Santarém em resolver os problemas que saltam à vista do bairro social que ali se encontra. Para além disso, dizem, a PSP «quase nunca se vê» na rua Comandante José Carvalho «a não ser quando é obrigada a intervir», «nomeadamente face ao barulho, a altas horas da noite, provocado pela aglomeração de pessoas no parque de estacionamento da hamburgueria», lamentaram alguns cidadãos quando questionados pela nossa reportagem.