O SAAS – Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social de Santarém, tem início no dia 10 de outubro, com o objetivo de assegurar o atendimento e acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como de emergência social. A apresentação pública do SAAS teve lugar na Casa do Campino, numa apresentação pública da RLISS – Rede Local de Intervenção Social de Santarém, inserida no programa das comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa, promovidas pelo Município de Santarém e pelo CLASS – Conselho Local de Ação Social de Santarém, que decorrem ao longo do dia de hoje, e contou com a participação de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, Susana Pita Soares, Vereadora da Câmara de Santarém, António Conceição, Diretor do Centro Humanitário Santarém/Cartaxo da Cruz Vermelha Portuguesa, Tiago Leite, Diretor do Instituto da Segurança Social, I. P., do Centro Distrital de Santarém, Manuel João Maia Frazão, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pernes, de Mónica Peralta e Patrícia Almeida, Coordenadoras da RLIS, a que se associaram, Luís Farinha, Vereador da Câmara de Santarém, Mário Rebelo, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, as forças de segurança da Cidade, autarcas das junta de freguesia, entre outras entidades religiosas e civis.
A RLIS, que assenta numa lógica de intervenção articulada e na integração de entidades com responsabilidades no desenvolvimento da ação social, para além de potenciar uma articulação planeada dos diversos organismos para garantir o interesse público e de promover a implementação de novos mecanismos de atuação e diferentes estratégias de ação em resposta às necessidades sociais, coordena o SAAS, que vai promover o atendimento Social: Atendimento de primeira linha, personalizado, que responde às situações de crise ou de emergência sociais, a par do Acompanhamento Social, de modo a assegurar apoio técnico, tendo em vista a prevenção e resolução de problemas sociais, de pessoas e famílias em situação de pobreza e de exclusão social, incluindo situações de crise e emergência social, residentes no concelho de Santarém. As equipas técnicas da RLIS para este domínio de intervenção são compostas pela Cruz Vermelha Portuguesa – Santarém / Cartaxo e pela Santa Casa da Misericórdia de Perne. O SAAS da Cruz Vermelha Portuguesa Santarém/ Cartaxo está sedeado na unidade territorial de S. Salvador, que integra a União de Freguesias de Santarém, no edifício da Ex- Escola Prática de Cavalaria, no Largo Infante Santo, em Santarém, enquanto a SAAS da Santa Casa da Misericórdia de Pernes, está sedeada no Edifício Lucrécia Sequeira, na Rua Carlos Theriaga Junior;Unidade Móvel para Atendimento.
As freguesias abrangidas pela RLIS da Cruz Vermelha Portuguesa Santarém/ Cartaxo são a UF Santarém – Sede, a UF Santarém – Santa Iria da Ribeira, a UF Santarém – S. Nicolau – Bairro de S. Domingos, Almoster, Vale de Santarém e Póvoa da Isenta, enquanto a RLIS da Santa Casa da Misericórdia de Pernes abrange as freguesias: Abitureiras; Abrã; Alcanede;Alcanhões; Amiais de Baixo;Arneiro das Milhariças;Gançaria;Moçarria;Pernes;União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém;União de Freguesias de Azoia de Cima e Tremês;União de Freguesias de Casével e Vaqueiros;União de Freguesias de Romeira e Várzea e União de Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira.
O SAAS da Cruz Vermelha Portuguesa Santarém/ Cartaxo vai estar sedeado na unidade territorial de S. Salvador, que integra a União de Freguesias de Santarém, no edifício da Ex- Escola Prática de Cavalaria, no Largo Infante Santo, e vai funcionar de segunda a quinta-feira, das 09h00 às 19h00, e à sexta-feira, das 09h30 às 12h30. Na freguesia de Vale de Santarém, funciona à segunda-feira, das 09h30 às 12h30, em S. Nicolau, à terça-feira, entre as 09h30 e as 12h30, na Póvoa da Isenta, à quarta-feira, das 09h30 às 12h30, em Santa Iria da Ribeira de Santarém, à quinta-feira, das 09h30 às 12h30 e em Almoster, à sexta-feira, das 09h30 às 12h30.
O SAAS da Santa Casa da Misericórdia de Pernes – Sede, vai funcionar no Edifício Lucrécia Sequeira, na Rua Carlos Theriaga Junior, para além da Unidade Móvel para Atendimento. Nas Abitureiras o atendimento tem lugar à segunda-feira, em Abrã, à terça-dfeira, em Alcanede, à quarta-feira, em Amiais de Baixo, à terça-feira, no Arneiro das Milhariças e na Gançaria, à quarta-feira e na Moçarria, à segunda-feira, na União de Freguesias de Achete, Azóia de Baixo e Póvoa de Santarém, à quinta-feira, na União de Freguesias de Azóia de Cima e Tremês, à sexta-feira, na União de Freguesias de Casével e Vaqueiros, à terça-feira, na União de Freguesias da Romeira e Várzea, à segunda-feira, na União de Freguesias de S. Vicente do Paúl e Vale de Figueira, à quinta-feira, e em Pernes, de segunda-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00. Para qualquer esclarecimento adicional, a RLIS pode ser contatada, através do E-mail:chsc.rlis@cruzvermelha.org.pt ou do Telemóvel: 914516813, e do E-mail: geral.scmpernes@rlis.pt
O Conservatório de Música de Santarém, parceiro da Câmara de Santarém, associou-se às comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa iniciativa, com um apontamento musical, no dia em que também se comemora o Dia Mundial da Música. www.cm-santarem.pt