Início ECONOMIA SANTARÉM – Roadshow Portugal Global… com desejo de implementação de negócios

SANTARÉM – Roadshow Portugal Global… com desejo de implementação de negócios

A NERSANT e o Município de Santarém acolheram no dia 06 de abril o Roadshow Portugal Global, iniciativa da AICEP que este ano tem como tema Cooperação e Coopetição – chave para a competitividade nos Mercados Externos. Santarém foi a segunda cidade a receber o evento, que no Ribatejo se focou essencialmente no setor agroindustrial. Na sessão de abertura, a Presidente da Direção da NERSANT, Salomé Rafael, discursou perante os 130 participantes no evento. Sendo o tema do Roadshow a competitividade nos mercados externos, a dirigente associativa falou sobre a “vocação exportadora das empresas da região”, tendo referido que “em 2014, as exportações de bens e serviços na região do Ribatejo para o mercado externo cresceram 5,6% face a 2013, enquanto a nível nacional esse aumento foi de apenas 1,7%. As exportações representaram em 2014, 27,6% do total do volume de negócios destas empresas.” Este crescimento, continuou Maria Salomé Rafael, tem sido possível graças “ao grande empenhamento das empresas do Ribatejo na internacionalização”, sem esquecer o esforço, aposta e estratégia da NERSANT para apoiar os projetos de internacionalização e exportação das empresas.

Também o Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves fez intervenção na sessão de abertura, não perdendo a oportunidade para salientar a aposta que toda a região está a fazer no setor agroindustrial, recordando particularmente o projeto para o Centro de Competências para a Agricultura e a Agroindústria. O Presidente da AICEP, Miguel Frasquilho, elogiou o crescimento das exportações na região de Santarém, que ascenderam a 1,4 mil milhões de euros em 2015, valor superior ao de 2014 mas que se fica por uma pequena cota de 3% em termos do total nacional. Alertou ainda as empresas para a necessidade de cooperação nos processos de exportação e lançou as intervenções técnicas seguintes, ao referir a Holanda como um mercado com potencial para as empresas portuguesas.

Seguiram-se as apresentações de Walther Ploos van Amstel, especialista holandês em logística, que falou sobre “Lessons learned from dutch retail logistics: Fast, fresh, in full and forecastable”, destacando a necessidade de mais colaboração no planeamento e partilha de dados e de recursos na cadeia logística, do Diretor da AICEP na Holanda, Miguel Porfírio, que apresentou as oportunidades de crescimento que o mercado holandês oferece no setor agroalimentar português, e do Presidente da FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares, Jorge Manuel Henriques, que abordou os “Fatores de Competitividade do setor agroalimentar.” Realizou-se ainda da parte da manhã um painel de debate constituído por entidades relevantes do setor agroalimentar – entre elas o AgroCluster Ribatejo, representado pelo seu Presidente, Carlos Lopes de Sousa – que discutiu a importância das infraestruturas logísticas no sucesso da internacionalização das empresas do setor.

Da parte da tarde, realizou-se no CIES – Startup Santarém, o seminário temático “Construção da Marca nos Agroalimentares”, fator crítico para o sucesso no mercado global, bem como as reuniões bilaterais com o Diretor da AICEP na Holanda e reuniões de networking com as empresas participantes.
Esta foi a segunda edição do Roadshow Portugal Global e a primeira vez que o evento passou por Santarém. A iniciativa já passou por Setúbal e vai ainda ter sessões em Viana do Castelo, Guimarães, Aveiro e Leiria.